Por Fernanda Leite/Secom
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, se reuniu com o promotor de justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Wagner César Fachone, discutir as tratativas para a construção de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) na Capital, nessa quarta-feira (7).
"Essa medida engrandece o trabalho do promotor que está exercendo as suas funções institucionais junto ao município. A gente reconhece e agradece muito o MP por essa iniciativa que vai ser muito importante para Cuiabá, pois, isso é humanização, o acolhimento ao idoso que está em situação de vulnerabilidade. É uma preocupação muito grande da primeira-dama Marcia Pinheiro, da secretária de Assistência Social, Hellen Ferreira e da adjunta de Assistência, Clausi Barbosa. Essa parceria com o MP é uma fantástica medida que é digna de elogios porque fortalece as políticas públicas. A preocupação do MP e a atuação da nossa equipe, mostra responsabilidade com o acolhimento das pessoas idosas. O meu sonho é fazer de Cuiabá, a Capital dos idosos, baseada no respeito, inclusão social e dignidade. São essas medidas que mostram preocupação da nossa administração", agradeceu Emanuel.
A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, explica que um espaço de acolhimento para idosos é um serviço da política de assistência social,e hoje, o município executa os trabalhos em parceria com o Abrigo Bom Jesus de Cuiabá. Ela cita ainda, que existe a necessidade de ampliação de vagas para acolhimento a idosos.
"O município trabalha para ampliar o número de vagas por meio da parceria com o MP e com os desembargadores Marcos Machado e Orlando Perri, ambos do Tribunal de Justiça. E vamos trazer para Cuiabá essa ILPI, para beneficiar com mais 80 vagas de acolhimentos aos idosos.E a Secretaria de Assistência Social vai garantir a continuidade desse serviço além da da construção dessa unidade, a manutenção e execução desses serviços", evidenciou.
O promotor de Justiça, Wagner Fachone, considerou a reunião produtiva e garantiu que os recursos para construção da ILPIs serão angariados junto a outros poderes. "A reunião de hoje discutiu a possibilidade de construir uma ILPI, que é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos em Cuiabá, e que é um cumprimento de uma sentença e o município tem essa obrigação. Estamos fazendo uma tratativa com o município para que seja destinada a área e o local adequado e que o recursos possam advir de terceiros e outras fontes para que esse equipamento social importante para a sociedade seja construído, e que vai atender os idosos mais vulneráveis e em situação de perigo", concluiu.
Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) - são instituições governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, destinadas ao domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar e em condições de liberdade, dignidade e cidadania.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor