Da Redação
A prefeitura de Cuiabá anunciou a realização de mutirão, neste sábado (3), para "buscar pacientes que estão na fila de espera na rede municipal".
O objetivo é dar celeridade ao atendimento.
Vale lembrar que durante o período crítico da pandemia, municípios deram prioridade aos pacientes com covid - e outros atendimentos como cirurgias eletivas (procedimento que pode aguardar), foram adiados.
Dessa forma, o trabalho na Saúde tem sido no sentido de ampliar os serviços e reduzir filas de pacientes.
"Seguindo uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro de dar mais celeridade à fila de espera de pacientes, a Central de Regulação fará um mutirão neste sábado (03) com o objetivo de realizar uma busca ativa por pessoas que estão aguardando a realização de consultas e exames na rede municipal de saúde", informa a gestão.
O Executivo municipal ressalta ainda que:
“Temos trabalhado intensamente para atender o pedido do prefeito de diminuir a fila de espera e fazê-la andar mais rápido, para que nossos pacientes não precisem esperar muito tempo. Muitas vezes eles são agendados, mas não ficam sabendo, porque tentamos entrar em contato, mas, ou a pessoa não atende o telefone, ou o contato já mudou. Por isso vamos fazer essa força-tarefa neste sábado, pois a possibilidade de conseguirmos falar com o paciente é maior, uma vez que muitos não trabalham neste dia”, comentou Rafaely Metelo, coordenadora da Central de Regulação.
Regina Greyce, assessora na Coordenadoria Técnica de Regulação explicou qual o trabalho que a equipe fará neste mutirão. “Será realizada uma triagem da fila atual de demanda reprimida de consultas e exames de diversas especialidades. A equipe do mutirão tentará o contato com esses pacientes para saber se eles ainda têm interesse na realização do procedimento. Aqueles que manifestarem interesse serão agendados de acordo com as grades e planos de ações que foram acordados”, revelou.
O secretário adjunto de Atenção Terciária, Guilherme Salomão, acrescentou que os pacientes que não tiverem interesse no procedimento, aqueles que já realizaram, os que foram a óbito e aqueles com quem a equipe de triagem já tentou contato por 3 vezes sem êxito serão retirados da fila de espera. “O Centro de Especialidades Médicas é parceiro nosso nesse mutirão, pois liberou 395 consultas para diversas especialidades, que serão realizadas no dia 10 de dezembro, sábado da outra semana. Então serão marcadas consultas para o CEM e para demais locais onde temos serviços contratados”, enfatizou.
Foram convocados para o mutirão da Central profissionais de RH, call center, setores administrativos, coordenadoria de Regulação, entre outros. “Ao final deste mutirão esperamos ter uma fila mais fidedigna, o que nos ajudará na elaboração do plano de ação com o intuito de redução desta histórica fila de espera de pacientes do SUS”, finalizou a coordenadora.
Com Secom/Cuiabá

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Pesquisa: cesta básica recua na terceira semana de janeiro
O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno
O despertar do Santo Graal: Por que buscamos fora o que só pode ser encontrado dentro!
Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade?
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo