Da Redação
Estudos em âmbito nacional apontam o aumento da violência contra a mulher - mesmo com reforço nas políticas públicas e legislação que visa resguardar a segurança.
Um forte planejamento foi estruturado em Mato Grosso, contando com apoio de Poderes Constituídos, como o Tribunal de Justiça, e gestões estadual e municipais.
Mesmo assim, tem sido frequentes casos de vítimas.
Em Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) acompanha as ações da Secretaria da Mulher - que tem avançado sobre medidas de apoio e fiscalização.
Veja o balanço de mais um enfrentamento, de acordo com a Comunicação do município:
Na noite desta quinta-feira (17), a Secretaria Municipal da Mulher e a Rede Municipal de enfrentamento à violência doméstica de Cuiabá, percorreram bares e restaurantes orientando funcionários e consumidores sobre o tema e reforçando os canais para denúncias, assim como a rede de proteção às vítimas.
A secretária-adjunta da pasta da Mulher, Elis Regina Prates, o combate a violência doméstica é uma preocupação de todos da gestão já no dia a dia e a agora com início dos jogos da Copa do Mundo toda a rede entendeu a necessidade de realizar a campanha “Não deixe a violência entrar em campo”. Ela ainda destaca que existem estatísticas que nos dias de jogos de futebol registra-se aumento dos casos de violência.
“Tendo em vista a Copa do Mudo onde as pessoas vão se reunir e acabam consumindo bebidas de forma excessiva e achamos importante fazer essa campanha e chamar a atenção de todos e alertar para esses agressores que estamos atentos”, afirma.
De acordo com a juíza titular da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá, Ana Graziela Vaz de Campos Alves Corrêa, o intuito é esclarecer e divulgar nos bares, restaurantes e conveniências os canais de denúncias.
“Vamos colocar cartazes nos banheiros e estabelecimentos comercias para reforçar os contatos para que as pessoas possam ligar e denunciar. Muitas vezes as pessoas acabam vendo uma mulher ser vítima de violência e não sabe quais medidas devem tomar, queremos prevenir e orientar todos sobre o combate a violência”, pontua.
O empresário do restaurante Choppão parabenizou a iniciativa da secretaria da mulher e da rede de enfrentamento a violência doméstica e ressaltou a importância da ação principalmente neste momento de festa que começará começar no final de semana.
“Somos a favor e entusiastas de ações como essas, ainda mais quando se fala em violência contra a mulher, triste realidade que cresce cada vez mais. Nosso restaurante está de portas abertas para que colem esses cartazes informando os canais de denúncias e será parceiros para replicar todas as orientações recebidas na noite de hoje”, explica.
Segundo a Secretária Municipal da Mulher, Cely Almeida, o futebol é uma paixão nacional e misturado com álcool e frustrações pode ser uma espécie de catalisador e o homem acaba despejando sua raiva encima da mulher por meio de agressões, por isso a importância em se realizar ações como essa e pontuar que estamos atentas as todas as denúncias.
“O esporte e a paixão pelo time não podem abrir procedentes para violências contra mulheres. Para evitar que isso aconteça é importante e necessário o debate sobre o assunto, principalmente com os homens e combater diariamente atitudes machistas que possam levar para uma futura agressão e muitas vezes morte”, conclui.
Participaram da campanha, Policia Civil e Militar, Delegacia 24h, Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Promotoria, Tribunal de Justiça, OAB, Defensoria Pública, Secretaria Municipal de Ordem Pública.
Com Secom/Cuiabá

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Pesquisa: cesta básica recua na terceira semana de janeiro
O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno
O despertar do Santo Graal: Por que buscamos fora o que só pode ser encontrado dentro!
Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade?
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo