Vânia Neves - Unaf
“As policiais militares femininas são exemplos para todas nós e merecem nosso reconhecimento pela coragem e garra que têm". A declaração é da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, feita na segunda-feira (24.10) durante evento em homenagem às policiais militares do estado, promovido pelo Comando Geral da Polícia Militar. Na solenidade foi entregue a Medalha Sargento Macaúba para 20 policiais de diferentes regiões do estado.
O Comandante da Polícia Militar, Coronel Mendes, agradeceu a presença da primeira-dama e ressaltou a coragem e a força que Virginia Mendes representa. “É uma grande honra ter a presença da primeira-dama nesta homenagem. Uma mulher aguerrida, que passou por um momento difícil, lutou para vencer uma doença, e ainda encontrou forças para ajudar o marido num momento de decisão. A senhora é exemplo de entusiasmo e de perseverança”, destacou Cel. Mendes.
A homenageada major Cláudia Costa lembrou a dedicação da primeira-dama na área social. “A gente acompanha o trabalho social que a dona Virginia desenvolve no estado, dentre várias ações ela é defensora nata das mulheres, além de ser muito presente em tudo o que faz. Estamos felizes com a presença dela, porque ela simboliza força e nos motiva”, ressaltou a major.
Virginia Mendes parabenizou o comandante geral da PMMT e destacou a coragem e a determinação das policiais militares. “Essa homenagem é legítima e quero parabenizar o comandante Mendes pela iniciativa de envolver toda a corporação no reconhecimento de mulheres tão guerreiras. Viemos nesta homenagem para expressar nossa gratidão a essas mulheres pela bravura e pelo trabalho desempenhado na segurança pública do nosso estado”, pontuou Virginia Mendes.
Para celebrar a importância da presença da mulher na corporação, foi criada, em 04 de agosto de 2010, a Lei nº 9.432, que institui o ‘Dia da Mulher Policial Militar’, celebrado todo dia 20 de outubro.
Na mesma ocasião, também foi instituída a Medalha “2º SGT PM Antônia Macaúba da Costa”, homenageada in memoriam, sendo uma das primeiras mulheres a ingressar na PMMT. Ela destacou-se pela celeridade, aptidão, dedicação à atividade policial e sua trajetória continua servindo como referência para muitas.
Atualmente, o efetivo feminino na PMMT é composto por 549 policiais – coronéis, tenentes-coronéis, majores, capitãs, tenentes, sargentos, cabos e soldados.
Participaram da cerimônia a suplente de senador Margareth Buzetti, a vereadora de Cuiabá Michele Alencar, a deputada federal eleita Cel. Fernanda, as juízas Ana Cristina Mendes, Olinda Castrillon, Maria Rosi, Célia Vidotti, Adair Julieta, Comandante do Departamento de Controle de Incêndio e Pânico BM, tenente-coronel Luciana Bragança, a empresária Mônica Carvalho, dentre outras autoridades.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
PF deflagra Operação Escudo Digital em Mato Grosso
O Mapa da Vida Longa até os 90 anos com saúde
TJ manda plano custear acompanhamento terapêutico escolar
Pesquisa: cesta básica recua na terceira semana de janeiro
O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno
O despertar do Santo Graal: Por que buscamos fora o que só pode ser encontrado dentro!
Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade?
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural