Por Lucas Neiva - Portal Congresso em Foco
A mais recente pesquisa eleitoral realizada pelo Ipec, divulgada nesta segunda-feira (24), indicou estabilidade entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Entre os votos totais, Lula fica com 50% das intenções de voto, e Bolsonaro 43%: mesma margem atingida na pesquisa anterior, do dia 17. Brancos, nulos e indecisos também permanecem em 7%. Em votos válidos, Lula se mantém com 54%, e Bolsonaro, 46%.
A estabilidade do resultado final é um bom indicador para Lula, que havia sofrido ligeira queda de apoio na pesquisa anterior. Existe, porém, o risco de parte de suas intenções de voto não terem sido contabilizadas: o levantamento começou no dia 22, e foi concluído no dia 24. No dia 23, porém, ocorreu o caso de resistência do ex-deputado Roberto Jefferson, aliado de Bolsonaro e ex-presidente do PTB, a um mandado de prisão.
O episódio teve ampla repercussão nas redes sociais em todos os estados, dividindo opiniões inclusive entre lideranças bolsonaristas. Por outro lado, não foi possível para os pesquisadores observar plenamente seus possíveis efeitos: eleitores que já tenham sido entrevistados antes do incidente e tenham mudado de opinião sobre seus candidatos não tiveram sua mudança registrada.
A pesquisa foi feita com entrevistas presenciais a 3 mil pessoas, espalhadas por 183 municípios. Segundo o Ipec, a margem de erro é de 2%, e o índice de confiança é de 95%.
AUTORIA

LUCAS NEIVA Repórter. Jornalista formado pelo UniCeub, foi repórter da edição impressa do Jornal de Brasília, onde atuou na editoria de Cidades.
lucasneiva@congressoemfoco.com.br
COME

Ainda não há comentários.
Veja mais:
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor