Da Redação
A prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal da Mulher, destaca que "realiza uma série de ações durante o Outubro Rosa, mês que representa o movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama, a fim de reduzir a mortalidade causada por essa doença".
Informa ainda que:
Na segunda-feira (16), a equipe realizou uma 'blitz informativa' no Shopping Popular, onde distribuiu folhetos com o objetivo de conscientizar a população sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
De acordo com a titular da pasta, Cely Almeida, além de promover iniciativas para proteção, acolhimento, resolução e suporte, a secretaria também se preocupa com a saúde da mulher. "O nosso objetivo é também criar na população um senso de prudência, destacando os serviços disponíveis no município, as medidas de prevenção e autocuidado, não somente no mês de outubro, mas durante todo o ano, de modo que as mulheres alcancem melhores condições de vida”, explicou.
Para a primeira-dama, Márcia Pinheiro, é necessário compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
“Quando falamos em conscientizar, isso inclui perceber que o diagnóstico oncológico impacta em questões emocionais, na autoestima, nos relacionamentos, no trabalho, dentre outras áreas da vida. Ainda, há mulheres que acabam por viver situações de violência e de abandono por dificuldade do companheiro ou da família de compreender, auxiliar e lidar com esse momento tão difícil. Por isso nossa luta não é apenas no mês de outubro, mas o ano todo”, ressalta.
A comerciante Marcia Bin, parabenizou a iniciativa da prefeitura e destacou a importância em abordar este assunto tão delicado e frágil na vida da mulher. “Parabenizo o município pela iniciativa e por toda a programação criada para esse mês, temos que cuidar e zelar pela saúde das nossas mulheres, por isso ações como esta, são imprescindíveis e bem vindas”, afirmou.
Vale ressaltar que segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tumor que mais mata mulheres no Brasil. Por isso se faz necessário mês do “Outubro Rosa” com intuito de disseminar mais ainda as informações pertinentes acerca da doença.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco
Correção da diástase abdominal com cirurgia plástica
Quiet Beauty: a beleza que inspira sem gritar
Sinfra avisa: trânsito em alça de acesso a Miguel Sutil será interrompido
AL anuncia Comissão e Câmara para debater violência contra mulheres