Por Lucas Neiva - Portal Congresso em Foco
O presidente Jair Bolsonaro (PL) oscilou e reduziu ligeiramente a diferença para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no cálculo de intenções de votos válidos na pesquisa eleitoral da Genial/Quaest. O petista se encontra em vantagem, com 53% dos votos válidos, contra 47% de Bolsonaro. O levantamento foi realizado com uma amostra de duas mil pessoas, com dois pontos percentuais de margem de erro.
Em relação à pesquisa anterior, realizada no último dia 6, Bolsonaro subiu um ponto, e Lula caiu um. Em nível regional, o mesmo padrão foi observado no Nordeste, onde Lula passou de 72% de votos válidos para 71%, e Bolsonaro de 28% para 29%. No Norte, o candidato do PT já subiu de 51% para 52%, enquanto o do PL caiu de 49% para 48%. Também houve mudança no Sul, onde Bolsonaro passou de 58% para 59%, e Lula caiu de 42% para 41%.
Lula, porém, obteve um ligeiro aumento no percentual de eleitores definitivos: aqueles que já decidiram que não vão mudar seu voto até o dia das eleições. Esses passaram de 92% para 93%, contra os 94% de Bolsonaro, que já eram os mesmos da pesquisa anterior. A pesquisa ainda demonstra o aumento na adesão de eleitores dos demais candidatos ao primeiro turno à campanha de Lula: entre os que apoiavam Simone Tebet (MDB-MS), o apoio ao petista subiu de 33% para 47%. Já entre os que apoiavam Ciro Gomes, a porcentagem de apoio a Lula subiu de 47% para 54%.
AUTORIA

LUCAS NEIVA Repórter. Jornalista formado pelo UniCeub, foi repórter da edição impressa do Jornal de Brasília, onde atuou na editoria de Cidades.


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Bolsonaro é preso pela Polícia Federal em Brasília
A nova era da indústria alimentícia: quando tecnologia e sustentabilidade caminham juntas
Dívida ativa: PGE anuncia descontos de até 65% em multas
Digitalização, personalização e governança: os pilares do franchising de saúde em 2026
Sofrer Não É Crime: O Perigo de Diagnosticar a Vida
Projeto que limita acareação em crime contra mulher é aprovado na CCJ
Governo de MT aponta ilegalidade e aciona STF contra decreto de Lula
Em Cáceres: Operação mira faccionados por tráfico de drogas
Em VG: Polícia Civil confirma prisão de acusado de homicídio
Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda