Por Lucas Neiva - Portal Congresso em Foco
O presidente Jair Bolsonaro (PL) oscilou e reduziu ligeiramente a diferença para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no cálculo de intenções de votos válidos na pesquisa eleitoral da Genial/Quaest. O petista se encontra em vantagem, com 53% dos votos válidos, contra 47% de Bolsonaro. O levantamento foi realizado com uma amostra de duas mil pessoas, com dois pontos percentuais de margem de erro.
Em relação à pesquisa anterior, realizada no último dia 6, Bolsonaro subiu um ponto, e Lula caiu um. Em nível regional, o mesmo padrão foi observado no Nordeste, onde Lula passou de 72% de votos válidos para 71%, e Bolsonaro de 28% para 29%. No Norte, o candidato do PT já subiu de 51% para 52%, enquanto o do PL caiu de 49% para 48%. Também houve mudança no Sul, onde Bolsonaro passou de 58% para 59%, e Lula caiu de 42% para 41%.
Lula, porém, obteve um ligeiro aumento no percentual de eleitores definitivos: aqueles que já decidiram que não vão mudar seu voto até o dia das eleições. Esses passaram de 92% para 93%, contra os 94% de Bolsonaro, que já eram os mesmos da pesquisa anterior. A pesquisa ainda demonstra o aumento na adesão de eleitores dos demais candidatos ao primeiro turno à campanha de Lula: entre os que apoiavam Simone Tebet (MDB-MS), o apoio ao petista subiu de 33% para 47%. Já entre os que apoiavam Ciro Gomes, a porcentagem de apoio a Lula subiu de 47% para 54%.
AUTORIA

LUCAS NEIVA Repórter. Jornalista formado pelo UniCeub, foi repórter da edição impressa do Jornal de Brasília, onde atuou na editoria de Cidades.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor