Carlos Braguini
O debate do desenvolvimento de Mato Grosso é amplo e envolve diversas cadeias que podem ocasionar um crescimento vultuoso para o estado. Para além de índices da economia como balizadores do progresso, é necessário incluir avanço social para comprovar o impacto deste crescimento.
Pensar na sustentabilidade deste cenário, o aumento da industrialização é a solução para que o estado siga em evolução. Com isso, a agroindústria é a chave para esse desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso.
A expansão da agroindústria compreende gerar vagas de trabalho e distribuir mais renda com dignidade às famílias. Por outro lado, as cadeias agroindustriais estão mais sofisticadas, o avanço da agricultura está cada vez mais complexa e baseada em tecnologias, o que requer um grande número de pessoas qualificadas e profissionais altamente capacitados.
O levantamento do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), aponta que o setor gera 150 mil empregos em Mato Grosso, esse número representa cerca de 40% das vagas de trabalho geradas por 2,5 mil estabelecimentos agroindustriais.
Neste aspecto, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) desempenha um papel fundamental em promover a educação profissional. A instituição já trabalha em conjunto com outras instituições nacionais e internacionais para atender demandas atuais e futuras do setor.
Como exemplo de sucesso, a instituição já trabalha em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) para atender a demanda de profissionais capacitados para grandes empresas. Nesta parceria do programa de aprendizagem técnica, cerca de 500 jovens foram capacitados para o mercado de trabalho. A cooperação auxilia em um dos principais desafios enfrentados pelos Recursos Humanos das empresas: encontrar mão obra qualificada para atendimento a uma produção cada vez mais tecnológica.
Trabalhar pelo avanço da agroindústria é empenhar-se para o fortalecimento de toda uma sociedade.
*Carlos Braguini é diretor regional do Senai Mato Grosso e contribui para o desenvolvimento tecnológico da educação profissional há 17 anos.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
TJMT mantém pena por transporte ilegal de agrotóxicos
Justiça crava: plano de saúde deve custear mamoplastia
PF deflagra Operação Escudo Digital em Mato Grosso
O Mapa da Vida Longa até os 90 anos com saúde
TJ manda plano custear acompanhamento terapêutico escolar
Pesquisa: cesta básica recua na terceira semana de janeiro
O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno
O despertar do Santo Graal: Por que buscamos fora o que só pode ser encontrado dentro!
Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade?
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado