POR EDSON SARDINHA - PORTAL CONGRESSO EM FOCO
Pesquisa CNT/MDA divulgada neste sábado (1) aponta que o ex-presidente Lula (PT) tem 48,3% dos votos válidos ante 39,7% do candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). Ciro Gomes (PDT) tem 4,9% e Simone Tebet (MDB), 4,7%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. Os números deixam entreaberta a possibilidade de a eleição ser decidida em primeiro turno neste domingo (2). Caso Lula não alcance 50% mais um dos votos válidos, a disputa só será definida em segundo turno no próximo dia 30.
Ainda neste sábado serão divulgadas as últimas pesquisas do Ipec e do Datafolha antes da votação. Assim como a CNT/MDA, os últimos levantamentos dos dois institutos também mostram um cenário indefinido quanto a um eventual desfecho da eleição amanhã, pois o petista alcança a maioria absoluta dos votos válidos, mas ainda dentro da margem de erro.
Quando são considerados os votos totais, inclusive os brancos e nulos, a CNT/MDA mostra estabilidade em relação ao levantamento anterior. Lula e Bolsonaro oscilaram um ponto percentual para cima. O ex-presidente tem 44,2%, e o atual, 36,3%. Já Ciro Gomes e Simone Tebet aparecem com 4,5% e 4,3%. Soraya Thronicke (União) tem 1,2%. Brancos e nulos somam 4,2% e indecisos, 4,3%.
“Os resultados da pesquisa ainda podem, contudo, ser impactados por fat
ores não-mensuráveis, como o grau de abstenção no dia da eleição, a capacidade de cada postulante de engajar seus eleitores a comparecer às urnas e o grau de intensidade do voto útil”, avalia o diretor do Instituto MDA, Marcelo Souza.
O instituto ouviu 2.002 eleitores. A pesquisa tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95% e está registrada no TSE sob o número BR-02944/2022.
AUTORIA

EDSON SARDINHA Diretor de redação. Formado em Jornalismo pela UFG, foi assessor de imprensa do governo de Goiás. É um dos autores da série de reportagens sobre a farra das passagens, vencedora do prêmio Embratel de Jornalismo Investigativo em 2009. Ganhou duas vezes o Prêmio Vladimir Herzog. Está no site desde sua criação, em 2004.


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Prisão de Bolsonaro: governador de MT manifesta solidariedade
Nove em cada 10 mulheres já sofreram violência ao se deslocar à noite
Bolsonaro é preso pela Polícia Federal em Brasília
A nova era da indústria alimentícia: quando tecnologia e sustentabilidade caminham juntas
Dívida ativa: PGE anuncia descontos de até 65% em multas
Digitalização, personalização e governança: os pilares do franchising de saúde em 2026
Sofrer Não É Crime: O Perigo de Diagnosticar a Vida
Projeto que limita acareação em crime contra mulher é aprovado na CCJ
Governo de MT aponta ilegalidade e aciona STF contra decreto de Lula
Em Cáceres: Operação mira faccionados por tráfico de drogas