O Poder Judiciário de Mato Grosso implantará o Juízo 100% Digital em todas as unidades do Segundo Grau de jurisdição do Estado. A decisão, que traz mais celeridade na tramitação processual na Segunda Instância, foi aprovada por unanimidade pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso na última quinta-feira (22 de setembro).
A ferramenta do Judiciário estadual permite a participação em audiências, realização de procedimentos e acompanhamento das comunicações processuais diretamente do celular, de qualquer lugar, sem precisar que as partes, por exemplo, tenham a necessidade de se deslocar à unidade judiciária.
Desde agosto de 2021, o modelo de tramitação processual já está disponível nas 79 comarcas em Mato Grosso e agora estará presente também nas de Segundo Grau.
De acordo com o coordenador Judiciário do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Bruno José Fernandes da Silva, as principais vantagens do Juízo 100% Digital no Segundo Grau são: a prioridade na tramitação dos processos, a possibilidade de criação de Núcleos de Justiça 4.0 pelo Tribunal e a facilitação no julgamento de matérias diferenciadas e temas específicos por conta da virtualização.
“No Primeiro Grau tivemos uma experiência muito boa, já estamos migrando para o Segundo Grau também trazendo essa viabilidade do prosseguimento virtual e isso só traz benefícios para o jurisdicionado.”
Juízo 100% Digital - Ao escolher a modalidade de tramitação, todos os atos processuais são realizados exclusivamente pela internet, desde o protocolo da ação, notificações, intimações, atendimentos, audiências e sessões de julgamento. A tecnologia permite que partes e advogados falem diretamente na secretaria da vara com os servidores ou que tenham audiência com o magistrado. Tudo de forma on-line, dentro do horário de expediente do Poder Judiciário.
Sala Passiva - O espaço disponibilizado em fóruns das comarcas do Estado é um ambiente de apoio ao Juízo 100% Digital e tem como objetivo promover a inclusão eletrônica do usuário que, por algum momento, situação, ou característica, tenha dificuldade para acessar serviços judiciários ofertados no meio virtual.
Adesão - A adesão ao Juízo 100% Digital é opcional. Advogados, advogadas e partes dos processos podem optar pelo sistema no momento da distribuição da ação. O demandado poderá se opor à tramitação do processo até a apresentação da primeira manifestação feita.
Em relação ao aspecto técnico do Processo Judicial Eletrônico (PJe), a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e o Departamento de Sistemas e Aplicações do Poder Judiciário afirmam que a alteração necessária para implantação do Juízo 100% Digital no 2° Grau de Jurisdição já encontra-se desenvolvida, testada e homologada e que com aprovação será colocada em funcionamento.
A Coordenadoria Judiciária informa que as comunicações de atos processuais pelos Oficiais de Justiça também podem ser realizadas por meios eletrônicos (Portaria-Conjunta n. 412/2021) e que todos os Órgãos Julgadores Colegiados deste Tribunal já aderiram aos julgamentos por meio do Plenário Virtual (Portaria n. 398/2020-PRES) e sessões por videoconferência (Portaria n.283/2020-PRES).
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 01: Arte colorida com a marca do Juízo 100% Digital e do Poder Judiciário de Mato Grosso.
Da Comunicação TJMT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor