POR TÉRCIO AMARAL - CONGRESSO EM FOCO
Na nova rodada da pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira (15), o ex-presidente Lula (PT) lidera das intenções de voto no primeiro turno, com 45% das intenções de voto. O petista é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputa reeleição, com 33%. A pouco mais de duas semanas da eleição, Lula mantém uma vantagem de 12 pontos sobre Bolsonaro na disputa presidencial.
Segundo o levantamento do instituto, o cenário é de estabilidade. Lula, por exemplo, manteve os 45% das intenções de voto do levantamento divulgado na última semana. Bolsonaro oscilou negativamente de 34% para 33%. No terceiro lugar, estão empatados tecnicamente Ciro Gomes (PDT), com 8%, e Simone Tebet (MDB), com 5%.
Ainda na pesquisa, Soraya Thronicke (União) passou de 1% para 2%. Não pontuaram Felipe D’Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Vera Lúcia (PSTU), Leo Péricles (UP), Constituinte Eymael (DC) e Padre Kelman (PTB).
A pesquisa do Datafolha foi realizada entre terça-feira (13) e quinta-feira (15). O levantamento ouviu 5.926 eleitores em 300 cidades do país. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-04099/2022. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Estabilidade no segundo turno
Em relação ao levantamento realizado na semana passada, a distância entre Lula e Bolsonaro, em um eventual segundo turno, se manteve similar. Na pesquisa anterior, Lula tinha 53% das intenções de voto contra 39% de Bolsonaro. Agora, o placar é de 54% para o petista e 38% para Bolsonaro.
AUTORIA
![]()
TÉRCIO AMARAL Tércio Amaral. Editor. É jornalista formado pela Unicap, com mestrado e doutorado em História (UFPE). Atuou no Diários Associados como repórter e editor de política. Foi coordenador de comunicação no Ministério da Educação e tem passagem por assessoria de comunicação do Congresso Federal.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Pesquisa: cesta básica recua na terceira semana de janeiro
O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno
O despertar do Santo Graal: Por que buscamos fora o que só pode ser encontrado dentro!
Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade?
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo