Com o objetivo de promover diálogos, de capacitar, de fomentar a cultura e o empreendedorismo afro é que acontecerá no dia 24 de setembro, em Cuiabá/MT, a 1º edição do Mulheres Negras em Primavera, em alusão ao mês em que se inicia a estação da primavera. A iniciativa é do Coletivo Herdeiras do Quariterê criado em 2018, grupo que reúne cerca de 30 mulheres que auto se declaram negras.
De acordo com a membra-fundadora do coletivo, Silviane Ramos Lopes, o evento é também para unir, fortalecer e aglutinar pessoas, especialmente mulheres que querem conhecer mais sobe a história, a cultura do povo negro, bem como conectar com o legado de abundância, sabedoria e conhecimento ancestral afrodescendente.
"Embebecidas no clima da chegada da primavera, dos perfumes das flores, dos sabores dessa estação é que estamos planejando esse evento. Estamos nos inspirando também na perspectiva afrocentrada, em que o jeito de ser, sentir e viver dos negros e das negras dá o tom das palavras e das ações; bem como nos embasamos no viés de narrativas antirracista na prática, com acolhimento, partilhas e ajuntamento de força, vozes e corpos para fazer florescer", explica Silviane, que é professora, pesquisadora, escritora, afroempreendedora e produtora cultural.
No 1º Mulheres Negras em Primavera ocorrerá palestras, cursos de capacitação, feira com exposições de produtos de empreendedores negros e rodas de conversas. "Será um grande jardim de afrocapacitação, afrovivências e aquilombamento. Será um semear de sementes em estado primaveril", destaca Silviane Lopes.
Toda programação do evento ocorrerá a partir das 13h00 na Associação A Casa do Centro, situada na Rua Gov. Rondon, número 715, no Centro de Cuiabá. Inscrições para participar das atividades são gratuitas. As vagas são limitadas. Interessadas devem acessar o link para efetivar a inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1gEuBllMKP8dH73HCZ3Q3stmoNLRx7TnSseXCfXhUr5k/edit?ts=631696c6
Da Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Projeto de Resolução: Prêmio ALMT de Jornalismo é aprovado
Polícia Civil confirma prisão de suspeito por extorquir R$ 150 mil
Inflação oficial recua 0,11% em agosto, menor resultado desde 2022
Wellington elogia Fux e pede anulação do processo contra Bolsonaro
Aprovado na AL projeto que cria Prêmio Anual de Jornalismo do Governo de MT
Pesquisa revela que menos de 40% dos alunos valorizam professor
PC mira fraude em contratos da Metamat; CGE aponta esquema de R$ 22 mi
Tráfico de drogas e lavagem de dinheiro: PC derruba facção em MT
Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro
Setembro Amarelo: quando a saúde mental também protege o coração