O deputado estadual Wilson Santos (PSD) vai lançar sua campanha à reeleição nesta terça-feira (15). Um grande ato em defesa do rio Cuiabá, contra a construção de barragens e hidrelétricas, está marcado para às 7h, na Praça dos Pescadores, na comunidade São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá.
Lideranças comunitárias e pescadores vão se reunir para retirar do rio todo e qualquer objeto que cause poluição e degradação do meio ambiente.
"Será um gesto simbólico de acolhimento e defesa deste patrimônio natural que é o rio Cuiabá. Não podemos permitir que um grupo de empresários venha a Mato Grosso e por mero interesse econômico coloque em risco a saúde do rio e do bioma Pantanal. Tampouco, que acabem com nossos peixes, fonte de trabalho e renda para a população ribeirinha e de lazer para os mato-grossenses", explicou Wilson.
"Como tenho dito, usinas refreiam o curso do rio, provocam assoreamento e desmoronamento de barreiras piorando a qualidade da água; causam a extinção espécies nativas de peixes, destroem a vegetação natural e tornam o ambiente propício à transmissão de doenças como malária e esquistossomose. Portanto, acabam com o meio ambiente”, alerta.
Wilson Santos é o autor do projeto de lei 957/2019 que proíbe a construção de barreiras e hidrelétricas no rio Cuiabá.
"O PL foi vetado integralmente pelo governador Mauro Mendes (União), mas a luta não acabou. No próximo dia 24, a Assembleia Legislativa vai votar o veto. Está nas mãos dos deputados decidirem se querem hidrelétricas ou o rio vivo. [...] Tenho certeza de que iremos derrubar o veto e garantir a vida do nosso rio, do Pantanal mato-grossense e dos profissionais que vivem da pesca".
Outras bandeiras
Além da defesa do meio ambiente, caso seja eleito, Wilson continuará focado na defesa da educação, agricultura familiar, regularização fundiária urbana e rural, infraestrutura, construção de casas populares, industrialização do estado; inclusão social de pessoas com deficiência, autismo, dislexia e surdez; desenvolvimento social com incentivo ao esporte e cultura e pela aquisição e distribuição por parte do estado, na rede SUS, de medicamentos à base de canabidiol para atender pacientes com doenças crônicas.
“Nosso trabalho é em defesa dos mais pobres, das pessoas que mais precisam do aparelho estatal. A luta por saúde de qualidade, moradia, infraestrutura, trabalho, renda, educação e lazer sempre serão prioridades na minha atuação parlamentar”, concluiu Wilson Santos.
Informações da Assessoria do parlamentar
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Projeto de Resolução: Prêmio ALMT de Jornalismo é aprovado
Polícia Civil confirma prisão de suspeito por extorquir R$ 150 mil
Inflação oficial recua 0,11% em agosto, menor resultado desde 2022
Wellington elogia Fux e pede anulação do processo contra Bolsonaro
Aprovado na AL projeto que cria Prêmio Anual de Jornalismo do Governo de MT
Pesquisa revela que menos de 40% dos alunos valorizam professor
PC mira fraude em contratos da Metamat; CGE aponta esquema de R$ 22 mi
Tráfico de drogas e lavagem de dinheiro: PC derruba facção em MT
Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro
Setembro Amarelo: quando a saúde mental também protege o coração