Da Redação
A prefeitura de Cuiabá confirmou parceira - por meio de termo de cooperação de manejo de capivaras, centralizadas na zona urbana, especificamente nos parques das Águas e Tia Nair, no município - com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
A ação está à cargo da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS).
O Executivo municipal informa que "dentre as medidas contidas no plano de ação, está a implantação de grades nos equipamentos públicos; projeto de redução de conflitos; elaboração de relatórios técnicos; enumeração de locais de maior risco de colisão entre os animais e os veículos no perímetro urbano, a fim de evitar atropelamentos e mortes; estudo populacional composto por dados fundamentais como o número de grupos, área de alimentação, deslocamentos, bem como de descanso, entre outras".
Pontua que o secretário de Meio Ambiente, Renivaldo Nascimento, afirmou que a iniciativa irá contribuir para preservação da espécie. "Presenciamos constantemente acidentes e óbitos desses animais na cidade. Com esse enfoque, criamos uma parceria com a UFMT, para adotar providências cabíveis e contribuir no campo educacional de pesquisas também", disse o gestor.
A prefeitura acentua, por fim, que "o acordo tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado. Durante a vigência, as partes deverá garantir a preservação integral da área, garantindo acesso e estabilidade das áreas utilizadas em experimentos nesse período, inclusive com as diligências básicas de prevenção, com base às normas da lei nº 8.666 de 21 de junho de 1993".
Com Secom/Cuiabá

Ainda não há comentários.
Veja mais:
TJMT mantém pena por transporte ilegal de agrotóxicos
Justiça crava: plano de saúde deve custear mamoplastia
PF deflagra Operação Escudo Digital em Mato Grosso
O Mapa da Vida Longa até os 90 anos com saúde
TJ manda plano custear acompanhamento terapêutico escolar
Pesquisa: cesta básica recua na terceira semana de janeiro
O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno
O despertar do Santo Graal: Por que buscamos fora o que só pode ser encontrado dentro!
Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade?
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado