Por Júlia Schiaffarino - Portal Congresso em Foco
Com o pré-candidato Lula cumprindo agenda em Pernambuco, o PT realizou em São Paulo, na manhã desta quinta-feira (21) uma reunião protocolar para oficializar o nome do petista como candidato à Presidência da República. A indicação foi confirmada por unanimidade dos presentes na reunião da executiva nacional, que ocorreu a portas fechadas. A expectativa é de que ele prestigie a convenção nacional do PSB, partido do seu vice, Geraldo Alckmin, prevista para ocorrer no dia 29 de julho, em Brasília.
Alckmin acompanha o petista na viagem.
Lula desembarcou em Pernambuco na última terça (19). O estado é estratégico para a campanha petista. Além do simbolismo que carrega por ser a terra natal de Lula, é o local onde o PSB concentra suas principais forças políticas, sendo também o berço das famílias Campos e Arraes.
Localmente os socialistas têm como candidato ao governo do estado o deputado federal Danilo Cabral e agenda de Lula foi construída no sentido de prestigiar o palanque do PSB, que também conta com uma candidata ao Senado pelo PT, Teresa Leitão.
Apesar disso, o Partido dos Trabalhadores tem aliança em Pernambuco com Marília Arraes – ex-petista e ex-socialista, hoje no Solidariedade. Marília concorre ao governo dando a Lula um segundo palanque local. Nesta viagem, no entanto, não constam agendas com Marília, vista como principal adversária dos socialistas.
Agenda de Lula
A agenda pública do pré-candidato Lula em Pernambuco teve início na manhã da quarta (21) com eventos em cidades do Agreste e Sertão. A primeira parada dele foi em Garanhuns, cidade onde Lula nasceu e começou com um ato público. Em seguida ele visitou a casa onde a mãe dele, dona Lindu, residiu a maior parte da vida, em Caetés. No fim da tarde Lula seguiu para Serra Talhada, também com atos abertos ao público.
Já na quinta (21) o pré-candidato seguiu para Recife. Estão previstos atos públicos e agendas com representantes do setor cultural e agendas fechadas com lideranças locais do PSB e do PT.
A coligação coloca junto ao PT e ao PSB os partidos Rede, PSOL, PV, PCdoB e Solidariedade.
AUTORIA
JÚLIA SCHIAFFARINO Editora. Jornalista (Unicap), mestre (UnB) e pesquisadora em comunicação política, democracia e mídias digitais. Atuou no Grupo Diários Associados, na TV Universitária e colaborou com o UOL. Integrou equipes de assessorias de comunicação no Executivo e Legislativo. Ganhou o prêmio Esso de Jornalismo em 2014.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco
Correção da diástase abdominal com cirurgia plástica
Quiet Beauty: a beleza que inspira sem gritar
Sinfra avisa: trânsito em alça de acesso a Miguel Sutil será interrompido