A ampliação da participação das mulheres na Justiça Eleitoral foi um dos pontos destacados durante o “Encontro das Magistradas Eleitorais: Debatendo a violência política de gênero”, realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta segunda-feira (13.06), em Brasília (DF). A vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) e corregedora regional eleitoral, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, e a juíza-membro substituta, desembargadora Serly Marcondes Alves, participaram do evento.
O presidente do TSE, ministro Edson Fachin, enalteceu a participação feminina na Justiça Eleitoral, registrou a importância que a igualdade real e efetiva tem para a democracia e garantiu a realização de eleições seguras, limpas e transparentes em 2022. Destacou ainda a relevância da não discriminação, seja em espaços públicos ou em privados, principalmente com relação às mulheres. “A democracia sem a expressão do feminismo se atrofia, torna-se uma mera formalidade, perde a representatividade”, disse.
A vice-presidente do TRE-MT ressaltou a importância do combate à violência política de gênero. "Temos que fazer valer nossa participação em todos os espaços. Somos iguais aos homens em capacidade, e precisamos de um ambiente seguro e saudável para exercer nossas funções. A equidade de gênero é fundamental para avançarmos”, afirmou a desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho.
Para a juíza-membro substituta, desembargadora Serly Marcondes Alves, eventos como este despertam a conscientização e demonstram a relevância do tema. “Nós, mulheres, temos conquistado direitos e espaços importantes, como no Poder Judiciário, mais especificamente, na Justiça Eleitoral. Debater este assunto é uma forma de ampliar a igualdade de gênero e combater a violência política de gênero”.
Informações da assessoria do TRE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
PF deflagra Operação Escudo Digital em Mato Grosso
O Mapa da Vida Longa até os 90 anos com saúde
TJ manda plano custear acompanhamento terapêutico escolar
Pesquisa: cesta básica recua na terceira semana de janeiro
O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno
O despertar do Santo Graal: Por que buscamos fora o que só pode ser encontrado dentro!
Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade?
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural