• Cuiabá, 14 de Setembro - 2025 00:00:00

Comissão quer explicações de Juarez e Geller sobre proposta para excluir MT da Amazônia Legal


Da Redação

A Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Minerais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) receberá em breve os deputados federais Juarez Costa (MDB) e Neri Geller (PSD) com o fim de discutir o projeto de lei em trâmite na Câmara Federal – cujo autor é o primeiro e o segundo, relator – que dispõe sobre a exclusão do Estado de Mato Grosso da região denominada Amazônia Legal. 

Em reunião ordinária na tarde de terça-feira (29), o presidente da comissão deputado Carlos Avallone (PSDB) comunicou aos pares que ambos os convidados concordaram e o encontro deve acontecer em abril – data a ser definida em acordo com a agenda dos parlamentares federais. 

Geller

Em tempo, Geller divulgou artigo neste mês, considerando esse tema. Em trecho, pontuou sobre a proposta que "o Projeto de Lei 337/2022, de autoria do deputado Juarez Costa (MDB) e do qual fui designado relator, é baseado em um estudo que mostra que, atualmente, é desvantajoso para os municípios mato-grossenses serem membros dela. A Amazônia Legal, como a conhecemos nos dias atuais, foi consolidada com o estabelecimento da Constituição de 1988. Desde então, as 141 cidades de Mato Grosso estão sujeitas a uma legislação complexa e falha, por não levar em conta as especificidades do nosso Estado e seus biomas".

Reunião da comissão

Presentes os deputados Wilson Santos (PSD), Alan Kardec (PDT) e Gilberto Cattani (PL), foram aprovados na reunião 17 projetos, 4 foram objeto de pedidos de vista e um rejeitado. 

Logística reversa

Importantes propostas foram aprovadas, a exemplo da que estabelece a implantação de logística reversa – apresentada pelo deputado Eduardo Botelho (UB) -, assim como da que dispõe sobre realização de análise para detecção de agrotóxicos na água destinada a consumo humano – cujo autor é o deputado Wilson Santos, que também teve a iniciativa de propor à comissão o debate sobre a questão tocante à Amazônia Legal. 

No início da reunião, Santos havia sido alvo de elogiosas palavras pelo ex-correligionário Avallone, que lamentou sua recente desfiliação do PSDB e assegurou que o partido sempre estará “com as portas abertas”. Agora no PSD, o parlamentar agradeceu e externou gratidão à agremiação na qual militou por duas décadas. 

 

Com Comunicação AL




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: