• Cuiabá, 17 de Janeiro - 2026 00:00:00

Audiência pública vai discutir políticas públicas em MT para órfãos da covid-19

  • Em Geral
  • 20/03/2022 08:03:50

Por Álvaro Marinho

A Seccional Mato Grosso da Associação Nacional Vida e Justiça em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19 participa na segunda-feira, 21 de março, a partir das 9h, na Assembleia Legislativa, de maneira remota, da audiência pública que discutirá “a saúde e a pandemia da Covid-19: políticas públicas para os órfãos da doença”.

O debate, de acordo com a coordenadora-geral da Seccional Mato Grosso da Associação Vida e Justiça, professora Enelinda Scala, se faz necessária para que a população possa discutir os impactos do coronavírus na vida e na saúde das pessoas, de forma especial as implicações nos órfãos de pais vitimados pelo vírus.

Somente no Brasil, até 15 de março, o número de casos confirmados e registrados chegavam a 29 milhões e 400 mil, com 656 mil óbitos em decorrência do coronavírus. Em Mato Grosso, foram 718 mil casos e registradas 14.822 mortes.

“A pandemia vem produzindo sequelas graves, não apenas de ordem biomédica e epidemiológica em escala global, mas também consequências e impactos sociais, econômicos, políticos, culturais e históricos sem precedentes na história recente das epidemias. E quem mais sentiu e ainda sente esses efeitos é o povo”, assinalou o deputado estadual Valdir Barranco (PT), parlamentar requerente da audiência e vítima da doença.

Entre os convidados para o debate estão o deputado federal Pedro Uczai (PT-SC), presidente nacional da Associação Vida e Justiça; o promotor de Justiça Márcio Tadeu, do Ministério Público do Maranhão, e a professora Íris Maria de Oliveira, do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A audiência também contará outros palestrantes dos dois Estados que farão destaques sobre as experiências vividas e colocadas em prática pelos governos estaduais.

Vida e Justiça - A Associação Nacional Vida e Justiça em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19 foi criada, em 2021, por meio de plenárias realizadas no país, por iniciativa de parlamentares, movimentos sociais, entidades de direitos humanos, de saúde, de ciência e tecnologia e de religiosos.

O objetivo da associação é articular nacionalmente uma rede de apoio e solidariedade às vítimas vivas e aos familiares das vítimas fatais da Covid-19, entre os quais órfãos. A associação é um espaço de solidariedade humana, de defesa e promoção da vida, de indicação de políticas públicas de apoio e reparação das vítimas e trabalha pela responsabilização de gestores públicos negligentes com a pandemia.

Mato Grosso está entre os 10 Estados que criou, em 2021, uma Seccional da Associação e, desde então, vem atuando para garantir apoio às vítimas e aos familiares de vítimas fatais do coronavírus. Em outubro de 2021, a Seccional de Mato Grosso participou, juntamente com as demais entidades nacionais, da 1ª Semana Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid.

A Seccional Mato Grosso da Associação Vida e Justiça desde o início deste ano tem como endereço uma sala na Paróquia São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, na área central de Cuiabá, para atender vítimas e familiares de vítimas da Covid-19. A coordenação da Seccional é formada por profissionais de várias áreas, do setor público e particular, que estão atuando na entidade como voluntários.

 

Com informações de Pedro Velasco




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: