O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informa que "a partir desta terça-feira (1º/02), todas as sessões plenárias do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) passam a ter tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A presença de um intérprete para atuar nas sessões será possível por meio de aditivo a um termo de cooperação firmado com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT)".
Segue mais informações - conforme assessoria do TRE:
A primeira sessão plenária que contará com a transmissão em Libras, nesta terça-feira (1º/02), começará às 9h, em formato virtual, pelo canal do TRE-MT no Youtube. Ainda em fevereiro, o TRE-MT realiza sessões nos dias 04, 08, 10, 15, 17, 22 e 24, sempre a partir das 9h.
A iniciativa visa promover a acessibilidade aos portadores de deficiência auditiva, permitindo que as decisões judiciais tenham o máximo de transparência possível. O termo de cooperação, que antes previa apenas o intérprete de Libras em eventos, pronunciamentos e reuniões oficiais, bem como em vídeos institucionais do Tribunal, tinha vigência até 08 de julho de 2022. Com o aditivo, o prazo foi prorrogado para 07 de julho de 2024.
O presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, ressaltou a disponibilidade do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, em atender ao pedido do Tribunal. “Sou muito grato pela atenção e sensibilidade do secretário, que prontamente concordou em ampliar a cedência do intérprete para todas as sessões plenárias. A acessibilidade é fundamental para o fortalecimento da democracia é um direito que garante à pessoa com deficiência a possibilidade de viver de forma independente e de exercer seus direitos de cidadania e participação social”.
Segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, afirmou que a parceria visa dar suporte para a promoção da inclusão social deste público. “Prorrogamos este termo de cooperação e atendemos ao pedido do desembargador do TRE-MT, Carlos Alberto Alves da Rocha, de ampliar a disponibilização de profissionais intérpretes de Libras, por considerarmos muito importante que os portadores de deficiência auditiva tenham acesso às informações da Justiça Eleitoral”.
Meta do CNJ
Além de promover o acesso às informações da Justiça Eleitoral à pessoa com deficiência auditiva, o termo de cooperação firmado permitirá que o TRE-MT cumpra em parte o que determina o Artigo 10 da Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) n° 230/2016. A norma orienta a adequação das atividades dos órgãos do Poder Judiciário e de seus serviços auxiliares às determinações exaradas pela Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo e pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco
Correção da diástase abdominal com cirurgia plástica
Quiet Beauty: a beleza que inspira sem gritar