Da Redação
A Fecomércio-MT divulgou mais uma pesquisa - considerando que "comerciantes de Cuiabá iniciam 2022 com confiança em alta".
Mesmo assim, o estudo observa o contexto de crise na economia - reflexo no quadro da pandemia - e as consequências desse processo.
"A inflação em alta freia uma melhor retomada do otimismo dos comerciantes de todo estado", observa.
Confira, de acordo com a entidade:
A pesquisa que avalia o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), apresentou alta pelo segundo mês consecutivo e iniciou janeiro com 137,9 pontos. O aumento do otimismo do empresário do setor foi de 2,1% sobre dezembro de 2021 e de 12,3% no comparativo com janeiro do ano passado.
O presidente da federação, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca que a evolução do indicador é uma notícia positiva não somente para a economia cuiabana, mas para todo o estado. “Com a retomada das atividades depois do pico da pandemia, a tendência é que as empresas retomem os seus faturamentos e voltem a gerar mais empregos. No entanto, a inflação em alta freia uma melhor retomada do otimismo dos comerciantes de todo estado”.
De acordo com a pesquisa, o índice atual é o segundo melhor nos últimos 13 meses. Todos os componentes que compõem o levantamento apresentaram variação positiva, com destaques para os índices que monitoram as condições atuais – da economia e do setor – e de investimento do empresário do comércio, que registraram alta de 2,9% no mês. Na comparação com janeiro do ano passado, a melhora dos componentes foi de 17,9% e 18,1%, respectivamente.
Para o diretor de Pesquisas do IPF-MT, Maurício Munhoz, o crescimento do Icec pode ser visto como um voto de confiança na retomada da economia em todo país. “Os comerciantes mato-grossenses acreditam na queda da inflação e na esperança da melhoria também da taxa de juros. É sempre bom ver que tanto do empresário quanto do consumidor iniciaram o ano com otimismo elevado”, disse o diretor.
A pesquisa revela, ainda, que a maioria dos comerciantes, dos 181 entrevistados, 94% pretendem contratar funcionários nos próximos meses. O Indicador de Contração de Funcionários cresceu 2,8% no mês e está 15,6% superior a janeiro de 2021.
Com Comunicação Fecomércio-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco