Na próxima semana será realizada a Conferência em Defesa do Pantanal e o desembargador diretor-geral da Escola da Magistratura, Marcos Machado, convida a população mato-grossense a participar do evento, debater o assunto e conhecer mais sobre o tema. A ação está programada entre os dias 10 e 12 de novembro e será realizada no teatro Zulmira Canavarros, na sede da Assembleia Legislativa. No primeiro dia, o evento será aberto às 19h. Já nos outros dias o evento terá início às 8h30.
Segundo Machado, o evento é aberto a todos aqueles que se preocupam com o Pantanal. “Estamos buscando convidados especialistas em todas as áreas, geografia, biologia, engenharia florestal e agronômica e também do Direito, dentre os quais magistrados que atuam e conhecem a realidade do Pantanal. Nós esperamos que este evento possa nos trazer uma direção e um aprofundamento desse projeto tão importante para o Estado de Mato Grosso.”
Assista à chamada para o evento gravada pela TV. Jus nesse link.
Durante os três dias, o foco estará voltado ao desenvolvimento sustentável no Bioma Pantanal, sob a ótica do Projeto de Lei nº 5.482/2020, de autoria do senador Wellington Fagundes. Na ocasião, diversas autoridades debaterão o uso, a conservação e a exploração sustentável da maior planície alagada do mundo.
O evento será realizado em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso e também com o Senado Federal. De acordo com o presidente da ALMT, “o Pantanal é um patrimônio do nosso Estado e precisa de atenção especial por isso vamos fazer esse amplo debate, com vários painéis e discussões, com o intuito de melhorar as leis e dar uma contribuição ao Senado Federal para que a gente possa ter uma legislação federal que realmente atenda e escute os anseios de Mato Grosso.”
Os temas que serão debatidos já estão definidos: “Direito fundamental das Comunidades Pantaneiras ao desenvolvimento; Zoneamento Ecológico Econômico no Pantanal; O Estatuto do Pantanal na relação entre comunidades tradicionais e biodiversidade pantaneira; Produção sustentável nas diversas atividades econômicas pantaneiras; A proteção dos recursos hídricos e a influência dos regimes hidrológicos no Pantanal; Susceptibilidade ao fogo das Comunidades que compõem o Bioma Pantanal – biodiversidade pantaneira em risco.
Conheça a íntegra do evento clicando neste link.
Na sequencia você pode ler matérias correlatas:
Conservação e exploração do Pantanal serão discutidas durante evento realizado em novembro
Escola Superior da Magistratura participa da conferência sobre o Estatuto do Pantanal
Da Comunicação TJ-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco