Da Redação
"A Polícia Federal e os demais órgãos envolvidos estão imbuídos na desativação e encerramento da atividade garimpeira proveniente de exploração ilegal", avisou a PF.
O alerta foi pontuado ontem (17), no quadro da divulgação de novo balanço de operação no Estado: "a Polícia Federal atuou na semana de 28/09 a 01/10, no combate a extração ilegal de minérios, na Terra Indígena Sararé, Garimpo “Babalu” e Cooper Pontes, na região de Pontes e Lacerda.
Os agentes localizaram, segundo a Comunicação da PF, "21 escavadeiras hidráulicas, das quais 19 foram inutilizadas e duas foram destinadas a instituições públicas".
Ressalta que "foram inutilizados ainda 3 veículos de passeio, 1 quadriciclo, 3 motos e 80 motores estacionários, 4 barcos, insumos, e toda a estrutura utilizada na atividade ilegal. Ocorreu ainda a prisão de uma pessoa em razão do porte ilegal de arma de fogo e com ela foi apreendido ouro proveniente da exploração ilegal".
A PF acentuou que a ação de encerramento da atividade garimpeira, somente foi possível, pela integração dos órgãos de fiscalização e repressão.
Ressaltou ainda que "o IBAMA usou o poder de fiscalização para permitir a atuação das forças policiais em toda a extensão do garimpo, e a FUNAI realizou um levantamento prévio com a utilização de drones, que possibilitou a localização das máquinas utilizadas na atividade garimpeira".
A operação ocorreu com o apoio do IBAMA, FUNAI, Força Nacional, Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal, pontuou a PF.
Com Comunicação PF
Ainda não há comentários.
Veja mais:
MP: réu é condenado a 10 anos e oito meses por atropelamento
Ministério da Fazenda ajusta projeção da inflação para 4,8% em 2025
VG: Operação da Rotam prende três pessoas por tráfico de drogas
TJ: fazenda com herdeira e banco condenado a pagar honorários e custas
Mato Grosso e a incapacidade energética
Família não é salvo-conduto para ferir: acolhimento salva vidas
Receita: MT alcança R$ 40 bilhões em arrecadação de impostos
Integração ministerial
Inovações inconstitucionais na Ação Penal 2668
Ministério Público anuncia oito vagas para Promotor de Justiça