Da Redação
Durante evento relativo à Campanha Outubro Rosa, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), pontuou alerta: "iniciamos a Campanha com as servidoras da Saúde, porque sabemos que são elas quem cuidam da população na Rede de Serviços do SUS. Fiz questão de pedir ao secretário Gonçalo de Barros, a disponibilização dos exames, primeiro para elas, uma vez que, já há dois anos estão no trabalho árduo no enfrentamento à pandemia, na linha de frente cuidando da população. Agora é a vez de se cuidarem".
Assinalou que "também já determinei que se comece a vacinar com a terceira dose da vacina contra a Covid-19, os trabalhadores da Saúde. Temos que pensar que são estes trabalhadores, que cuidam da nossa população e nada mais que justo, também cuidar da saúde deles”.
Confira mais informações, conforme a Comunicação de VG:
“O mês é dedicado às atividades de conscientização e realização de coletas de preventivos (Papanicolau) e exames clínicos de mama. Todas as unidades básicas de saúde, incluindo as que atendem com horário estendido, contarão com atividades para conseguir aumentar a adesão do público feminino, buscando reduzir os casos dos dois tipos de cânceres que mais acometem as mulheres: mama e colo de útero. Lembrando que o câncer de mama é o segundo que mais mata nossas mulheres. Mesmo com todo nosso esforço muitas não entendem que o quanto antes houver o diagnóstico e o tratamento terão chance de cura. Fica o recado para nossas mulheres, para que procurem nossas unidades no mês de outubro, porque o serviço está cada vez mais próximo, no seu bairro”, disse.
O secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, disse que há uma determinação do prefeito Kalil Baracat, e faz parte do seu Plano de Governo redobrar ações e serviços em favor da mulher e da criança.
“Demos o primeiro passo que foi implantar o Hospital Maternidade, em um lugar próprio e seguro para os cuidados das mães e das crianças. Agora já estamos planejando formar uma rede de Atenção à Mulher na implantação descentralizada de 6 Clínicas da Mulher, onde elas possam ter a atenção integral a sua saúde preventiva e curativa e também será interligada ao hospital materno, para a segurança do pré-natal. Vamos seguir os planejamentos da Gestão Kalil Baracat e aumentar a rede de cuidados para as mulheres várzea-grandenses”, pontuou Gonçalo de Barros, na solenidade de abertura do "Outubro Rosa".
“O empoderamento feminino faz com que nos esqueçamos de coisas simples, de nos cuidar, de fazer o autoexame”, alegou Maria das Graças. Ela aproveitou e fez dois apelos à população feminina de Várzea Grande, para que procure as unidades para realizar os exames preventivos e de mama e também para aquelas que estão grávidas ou que pretendem gerar um bebê, para que amamentam. “Não abram mão de amamentar, pois isso reduz a possibilidade de câncer de mama e útero, além de aumentar o vínculo com filho, e o leite age como uma vacina natural que a criança vai receber, aumentando a imunidade”, ressaltou.
Serão ofertados diversos serviços de saúde como mamografia e testes rápidos e gratuitos para diversas doenças. A partir desta terça-feira (05), até o dia 29 de outubro, diversos serviços de diagnóstico precoce do câncer de mama estarão disponíveis para a população feminina de Várzea Grande em homenagem ao "Outubro Rosa".
“Hoje no prédio-sede da Saúde, servidoras e visitantes realizaram os exames disponíveis como: exames de CCO, exames clínicos de mama, solicitação de mamografias, realizações de testes rápidos de IST- Infecção Sexualmente Transmissíveis -, exames médicos, além de uma vasta programação que engloba palestras educativas e orientativas e ações de Educação em Saúde. Ao longo do mês, também haverá atividades voltadas para a saúde da mulher em todas as Unidades Básicas de Saúde. Ao todo, serão ofertados 2.600 exames de mamografia para mulheres entre 50 e 69, e a disponibilização dos demais exames, de acordo com a demanda. Exames não vão faltar, é uma oportunidade ímpar para as mulheres se cuidarem. Tirem um tempo para você”, alertou Maria da Graças.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio
Gestão documental: a base para transformar IA em vantagem competitiva
Governo e UFMT: parceria para estudo sobre cadeia de fertilizantes
MP: réu é condenado a 10 anos e oito meses por atropelamento
Ministério da Fazenda ajusta projeção da inflação para 4,8% em 2025
VG: Operação da Rotam prende três pessoas por tráfico de drogas
TJ: fazenda com herdeira e banco condenado a pagar honorários e custas
Mato Grosso e a incapacidade energética