O Ministério Público Estadual informa que "além de Cuiabá, o Projeto Reconstruindo Sonhos será replicado em mais nove municípios".
Pontua que "na quinta-feira (30), durante a reunião de trabalho para apresentação da iniciativa aos promotores de Justiça que atuam na área criminal e execução penal, alguns membros do Ministério Público do Estado de Mato Grosso anunciaram que têm total interesse em aplicar o projeto. A iniciativa busca assegurar a ressocialização de reeducandos que cumprem pena nas unidades prisionais do estado".
Confira mais informações, segundo a Comunicação do MP:
Na abertura do evento, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal e Execução Penal, Josane Fátima de Carvalho Guariente, destacou que o grande diferencial do Projeto Reconstruindo Sonhos é a possibilidade de se trabalhar o interior dessas pessoas em um processo de ressignificação. Ela lembrou as fases de construção do projeto, que começou em 2019 com a elaboração de um plano de ação.
“Quando começamos a pensar no projeto, eu sentia a necessidade de ir além da qualificação profissional dos reeducandos. Foi quando ficamos sabendo do trabalho desenvolvido pelo Instituto Ação Pela Paz, em São Paulo. Entramos em contato e começamos juntos a desenvolver a ideia que hoje se materializa com o Reconstruindo Sonhos”, afirmou a coordenadora.
A promotora de Justiça auxiliar da Procuradoria-Geral de Justiça e coordenadora do Planejamento Estratégico Institucional, Hellen Ulliam Kuriki, que no ato representou o procurador-geral de Justiça José Antônio Borges Pereira, ressaltou que a instituição trabalhou de forma planejada e organizada para atender as necessidades dos reeducandos. “Este projeto oportunizará não apenas a reconstrução de sonhos, mas também a possibilidade de se reescrever histórias de vida”, destacou.
A diretora executiva do Instituto Ação pela Paz, Solange Senese, enfatizou que a metodologia utilizada no projeto busca assegurar o fortalecimento de valores junto aos reeducandos, além da qualificação profissional. Segundo ela, o Instituto Ação Pela Paz nasceu a partir da teoria da mudança e começou a realizar esse trabalho em 2015. “Ainda não temos números que comprovam os resultados, mas os indicadores têm mostrado que estamos no caminho para a queda da reincidência”, ressaltou.
O procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado, que atua na Especializada da Criança e do Adolescente, participou do evento e adiantou que analisará a possibilidade de implantar algo semelhante com adolescentes infratores. “Não temos o direito de estacionarmos, não podemos perder a capacidade de indignação. Acredito neste projeto, acredito no ser humano e acredito que nada está pronto e acabado, estamos sempre construindo possibilidades”, enfatizou.
O promotor de Justiça Wesley Sanches Lacerda, que atualmente responde pela Procuradoria Especializada Criminal, explicou que o Reconstruindo Sonhos atende à macroação estabelecida no Planejamento Estratégico, que prevê o fomento à ressocialização dos reeducandos por intermédio de parcerias interinstitucionais que viabilizem trabalho e cursos nas unidades penais. “Esta é a chance de aproveitarmos um modelo de excelência e que já está pronto e, ao mesmo tempo, contribuirmos para o alcance da meta para o ano de 2021”, reforçou.
Mediadora dos trabalhos, a promotora de Justiça e coordenadora adjunta do CAO Criminal e Execução Penal, Ludmilla Evelin de Faria Santana Cardoso, esclareceu as dúvidas dos promotores de Justiça relacionadas à execução do projeto. “O Reconstruindo Sonhos ocupa vácuos referentes a valores para que os reeducandos possam retornar ao convívio social”, enfatizou.
Durante a reunião de trabalho, foi disponibilizado aos promotores de Justiça um guia de implementação do projeto. A apresentação do passo a passo para o desenvolvimento da inciativa ficou a cargo da psicóloga do CAO Criminal e Execução Penal, Amanda Freire de Amorim.
O Reconstruindo Sonhos conta com parceria do Poder Judiciário, Governo do Estado, Defensoria Pública, Instituto Ação Pela Paz e Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco