A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) confirmou evento com a integração da ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.
Confira - conforme a Comunicação da entidade:
A Ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, vem à Cuiabá, para lançar o programa Famílias Fortes, neste sábado,18 de setembro, ás 10 horas, no auditório da AMM, em um evento híbrido, que será transmitido pelos canais do Ministério, da APDM e AMM no Youtube. Ela assinará termos de compromisso com os prefeitos, a Associação Mato-grossense dos Municípios-AMM e a Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso-APDM.
O objetivo do programa é promover o bem-estar das famílias e a redução dos riscos relacionados a comportamentos problemáticos. Os municípios receberão o material para que as equipes das prefeituras na área social, conheçam a metodologia e possam colocar as atividades em prática, priorizando o fortalecimento dos vínculos familiares, além de garantir a proteção social dos adolescentes.
Damares vem á Cuiabá a convite do presidente da AMM, Neurilan Fraga, da presidente da APDM, Scheila Pedroso e do Senador Wellington Fagundes, que estiveram em Brasília no mês de junho, reunidos com a ministra para tratar sobre a temática.
A Ministra lançará também a Escola de Formação Municipalista da APDM, voltada para a área social. A presidente da Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso, Scheila Pedroso, afirma que a criação da Escola de Formação Municipalista é um grande avanço para o estado. “A gestão pública pode ser mais eficiente e atender melhor a nossa população, e esse é o objetivo da escola. Vamos oferecer capacitações, cursos profissionalizantes e especializações para que os gestores estejam cada vez mais preparados. Contar com tantos parceiros e com a presença da ministra Damares Alves, será uma grande honra para nós”, disse ela.
Em relação ao programa Famílias Fortes, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios-AMM, Neurilan Fraga, destaca a importância para os municípios de Mato Grosso, que deverão aderir, tendo em vista a prioridade dos gestores com a área social. “O programa se desenvolverá também no âmbito da saúde, educação e da assistência social, unindo as ações por meios das secretarias municipais”, observou Fraga, destacando que o programa federal é bem amplo e tem como foco a rede de proteção, fortalecendo a união no núcleo familiar.
Metodologia do Programa Famílias Fortes Os municípios vão trabalhar com grupos de famílias em encontros semanais, com a participação dos pais e de filhos com idade entre 10 e 14 anos. Os pais e responsáveis se reúnem em uma sala e os filhos em outra. Os adultos são ensinados a esclarecer as expectativas com base nas normas de desenvolvimento de crianças e adolescentes, a usar práticas disciplinares apropriadas, a gerenciar emoções fortes em relação aos filhos e a se comunicar de maneira eficaz. Os filhos aprendem habilidades para a interação pessoal e social, como ter metas que deem sentido à vida, seguir regras, reconhecer as dificuldades e qualidades dos pais, lidar com a pressão dos amigos, saber identificar modelos positivos e ajudar os outros.
Em outra etapa dos encontros, pais e filhos se reúnem numa mesma sala onde praticam as habilidades que aprenderam. Eles trabalham na resolução e comunicação de conflitos e se envolvem em atividades para aumentar a coesão familiar e o envolvimento positivo dos filhos na família. Para a condução dos encontros, os facilitadores dispõem de um manual com detalhes de todas as atividades e de vídeos que abordam os temas a serem trabalhados com as famílias.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Lula diz que salário mínimo é baixo, mas aponta importância de direito
TJMT mantém pena por transporte ilegal de agrotóxicos
Justiça crava: plano de saúde deve custear mamoplastia
PF deflagra Operação Escudo Digital em Mato Grosso
O Mapa da Vida Longa até os 90 anos com saúde
TJ manda plano custear acompanhamento terapêutico escolar
Pesquisa: cesta básica recua na terceira semana de janeiro
O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno
O despertar do Santo Graal: Por que buscamos fora o que só pode ser encontrado dentro!
Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade?