O Tribunal Regional Eleitoral informa que "o site do TRE de Mato Grosso dispõe de diversos recursos que garantem aos cidadãos com deficiência auditiva ou visual (total ou parcial), com baixo letramento, disléxicos, entre outros, o pleno acesso aos conteúdos disponíveis na plataforma".
Confira mais informações, segundo o TRE:
No site www.tre-mt.jus.br o usuário encontra o sistema de inteligência artificial, conhecido como Rybená, que disponibiliza, em tempo real, o áudio em língua portuguesa e a tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Para ter acesso ao recurso, o cidadão precisa clicar no ícone azul – símbolo de pessoa, no canto inferior direito da página, o qual dará acesso aos ícones de acessibilidade: O desenho de uma “mão” dá acesso a tradução por libras e o desenho de um “rosto de perfil” possibilita ouvir o áudio em língua portuguesa. O usuário deve selecionar qual recurso de acessibilidade deseja fazer uso e após, o sistema abrirá a caixa Rybena, uma personagem virtual. Daí é só selecionar o texto que deseja a tradução e apertar o símbolo de “play”.
Esses recursos de acessibilidade foram desenvolvidos de acordo com os padrões de acessibilidade adotados na administração pública, presentes no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG), pela ferramenta AsesWeb (https://asesweb.governoeletronico.gov.br), atingindo uma média de 95,3%.
O presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha ressalta a importância da disponibilização de um portal acessível a sociedade. “A Justiça Eleitoral é uma prestadora de serviços públicos, é financiada pela sociedade e, assim sendo, tem por dever legal e moral de garantir a todo cidadão, independentemente de sua condição, o acesso facilitado de suas informações e serviços”.
A usuária Ivanete Teixeira, que é deficiente visual, elogiou as ferramentas disponíveis no portal. “Assim que entrei, consegui localizar facilmente o recurso de voz. Com ele ativado, entrei no espaço do eleitor. Acho importante o investimento em acessibilidade – acabo me sentindo respeitada como cidadã. Não somos invisíveis”.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco