O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso quer fomentar, perante o público jovem, o conhecimento do sistema eletrônico de votação e, para isso, empreenderá diversas ações e a primeira delas é o Projeto “Amigo(a) da Urna”, que tem como slogan “Eu conheço, eu confio, eu sou Amigo (a) da Urna”. A iniciativa, que já está em execução, será coordenada pela Escola Judiciária Eleitoral dentro do "Programa Voto Consciente”.
O Projeto “Amigo(a) da Urna” contempla uma série de medidas que permitirão aos estudantes das escolas públicas e particulares situadas em Mato Grosso, compreender, por meio de vivências práticas, todo o sistema eletrônico de votação, principalmente, o funcionamento das urnas eletrônicas.
“Há uma série de informações inverídicas sobre o sistema eletrônico de votação circulando por aí. E a melhor forma de combater a desinformação é promovendo o conhecimento. E a Escola Judiciária vai trabalhar com os nossos jovens, que estão iniciando agora o entendimento do formato político, estão abertos a ouvir, ávidos por aprender, descobrir. Temos convicção de que essa vivência permitirá que conheçam e confiem na urna eletrônica”, ressaltou o presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha.
Neste primeiro momento, alunos e docentes das Escolas “Chave do Saber”, “Liceu Cuiabano” e dos Colégios “Fato” e “Plural” participarão, no dia 17 de setembro, das 9h às 10h30, de uma Visita Guiada que ocorrerá de forma presencial e virtual. Um grupo de estudantes estará nas dependências do TRE e os demais alunos dessas escolas participarão do evento em uma “Sala Virtual” e poderão interagir, fazer perguntas aos representantes do TRE, via chat. Na visita, no Memorial da Justiça Eleitoral, conhecerão desde protótipo da primeira urna, que é o pelouro, até o equipamento mais atual, que possui reconhecimento biométrico do eleitor. Conhecerão também a história do voto no Brasil nos períodos do Império, Velha República, Ditadura e Nova República, bem como a trajetória da Justiça Eleitoral de Mato Grosso. Em seguida, os estudantes irão para o depósito de urnas, onde aprenderão como elas funcionam, como são preparadas para as eleições, como são auditadas e principalmente, como ocorre o processo de votação e totalização dos votos.
O número de estudantes que irão participar da experiência in loco será restrito por conta da Pandemia da COVID-19, no entanto, para ampliar o alcance da iniciativa, a referida visita guiada será transmitida ao vivo no canal oficial do TRE no YouTube para que todos os estudantes mato-grossenses possam acompanhar.
“Dentro do Programa Voto Consciente já trabalhamos o processo eleitoral com estudantes e graduandos em direito, por meio de palestras de sensibilização, eleições parametrizadas em escolas públicas e visitas guiadas ao Tribunal. Mas agora, implementamos o “Amigo(a) da Urna”, que terá como foco exclusivo o Sistema Eletrônico de Votação, que é um modelo seguro, democrático e que vem sendo atualizado e aperfeiçoado há 25 anos. Não há dúvida de que esse tema precisa urgentemente ser de conhecimento de toda a sociedade e vamos trabalhar para que isso se torne realidade. Que os estudantes possam compartilhar com seus familiares tudo que aprenderem sobre a urna eletrônica”, ressaltou o diretor da EJE e juiz-membro, Bruno D’Oliveira Marques.
Por Andréa Martins Oliveira /TRE-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco
Correção da diástase abdominal com cirurgia plástica