O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso quer fomentar, perante o público jovem, o conhecimento do sistema eletrônico de votação e, para isso, empreenderá diversas ações e a primeira delas é o Projeto “Amigo(a) da Urna”, que tem como slogan “Eu conheço, eu confio, eu sou Amigo (a) da Urna”. A iniciativa, que já está em execução, será coordenada pela Escola Judiciária Eleitoral dentro do "Programa Voto Consciente”.
O Projeto “Amigo(a) da Urna” contempla uma série de medidas que permitirão aos estudantes das escolas públicas e particulares situadas em Mato Grosso, compreender, por meio de vivências práticas, todo o sistema eletrônico de votação, principalmente, o funcionamento das urnas eletrônicas.
“Há uma série de informações inverídicas sobre o sistema eletrônico de votação circulando por aí. E a melhor forma de combater a desinformação é promovendo o conhecimento. E a Escola Judiciária vai trabalhar com os nossos jovens, que estão iniciando agora o entendimento do formato político, estão abertos a ouvir, ávidos por aprender, descobrir. Temos convicção de que essa vivência permitirá que conheçam e confiem na urna eletrônica”, ressaltou o presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha.
Neste primeiro momento, alunos e docentes das Escolas “Chave do Saber”, “Liceu Cuiabano” e dos Colégios “Fato” e “Plural” participarão, no dia 17 de setembro, das 9h às 10h30, de uma Visita Guiada que ocorrerá de forma presencial e virtual. Um grupo de estudantes estará nas dependências do TRE e os demais alunos dessas escolas participarão do evento em uma “Sala Virtual” e poderão interagir, fazer perguntas aos representantes do TRE, via chat. Na visita, no Memorial da Justiça Eleitoral, conhecerão desde protótipo da primeira urna, que é o pelouro, até o equipamento mais atual, que possui reconhecimento biométrico do eleitor. Conhecerão também a história do voto no Brasil nos períodos do Império, Velha República, Ditadura e Nova República, bem como a trajetória da Justiça Eleitoral de Mato Grosso. Em seguida, os estudantes irão para o depósito de urnas, onde aprenderão como elas funcionam, como são preparadas para as eleições, como são auditadas e principalmente, como ocorre o processo de votação e totalização dos votos.
O número de estudantes que irão participar da experiência in loco será restrito por conta da Pandemia da COVID-19, no entanto, para ampliar o alcance da iniciativa, a referida visita guiada será transmitida ao vivo no canal oficial do TRE no YouTube para que todos os estudantes mato-grossenses possam acompanhar.
“Dentro do Programa Voto Consciente já trabalhamos o processo eleitoral com estudantes e graduandos em direito, por meio de palestras de sensibilização, eleições parametrizadas em escolas públicas e visitas guiadas ao Tribunal. Mas agora, implementamos o “Amigo(a) da Urna”, que terá como foco exclusivo o Sistema Eletrônico de Votação, que é um modelo seguro, democrático e que vem sendo atualizado e aperfeiçoado há 25 anos. Não há dúvida de que esse tema precisa urgentemente ser de conhecimento de toda a sociedade e vamos trabalhar para que isso se torne realidade. Que os estudantes possam compartilhar com seus familiares tudo que aprenderem sobre a urna eletrônica”, ressaltou o diretor da EJE e juiz-membro, Bruno D’Oliveira Marques.
Por Andréa Martins Oliveira /TRE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Lula diz que salário mínimo é baixo, mas aponta importância de direito
TJMT mantém pena por transporte ilegal de agrotóxicos
Justiça crava: plano de saúde deve custear mamoplastia
PF deflagra Operação Escudo Digital em Mato Grosso
O Mapa da Vida Longa até os 90 anos com saúde
TJ manda plano custear acompanhamento terapêutico escolar
Pesquisa: cesta básica recua na terceira semana de janeiro
O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno
O despertar do Santo Graal: Por que buscamos fora o que só pode ser encontrado dentro!
Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade?