Da Redação
“A gente vai quebrando essas barreiras de gênero na política e começa a mostrar que nós, mulheres, somos capazes e aptas a sermos o que quisermos ser. Quando assumi presidência da Assembleia Legislativa provei isso, agora na função de 1ª Secretária tenho certeza que não será diferente. Espero de verdade motivar mais mulheres à ingressar na política e juntos fazermos a diferença."
A análise foi pontuada pela deputada estadual Janaina Riva (MDB) - sobre rodízio no Poder que a coloca na posição de primeira-secretário do Legislativo de Mato Grosso.
Nesta segunda-feira (16), Janaina Riva assumiu a função de ordenadora de despesas do Parlamento, no lugar do deputado Eduardo Botelho (DEM), que se licenciou para tratamento de saúde.
Essa não é a primeira vez que a parlamentar assume as funções de Botelho. Em abril de 2019, a deputada assumiu por 50 dias a presidência da Casa de Leis, durante outra licença do parlamentar que ocupava à época a presidência.
Conforme assinala a assessoria da parlamentar, "após fazer história como a primeira mulher a assumir a presidência do Parlamento mato-grossense, a deputada estadual Janaina Riva (MDB), continua quebrando barreiras de gênero e agora entra para história política estadual ao se tornar também a primeira deputada a assumir a função de primeira-secretária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso".
Janaina, que foi eleita à 2ª Secretaria após decisão judicial que impede reeleição dos membros da mesa diretora na mesma legislatura para o mesmo cargo anteriormente ocupado, se diz lisonjeada em substituir o colega neste período e afirma que se sente preparada para a função.
História
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa já teve a ex-deputada Zilda Pereira Leite como segunda vice-presidente entre os anos 1997/1998, a ex-deputada Chica Nunes como quarta secretária entre os anos 2007/2008 e segunda Vice-presidente em 2009/2010.
Janaina Riva em 2019/2020 como primeira vice-presidente e presidente por 50 dias e em 2021/2022 como 2ª secretária e 1ª secretária por 30 dias.
Com Assessoria


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Marcos Tavares propõe aulas na madrugada para trabalhadores
MP lembra comissão para acompanhar aplicação das emendas
Governo reduz para R$ 7,7 bi congelamento de despesas no Orçamento
Vocês estão preparados?
Tribunal de Justiça condena universidade por aumentar mensalidades
Os novos rumos sobre a autenticação e produção das provas digitais
Prisão de Bolsonaro: a decisão de Moraes e o ponto de inflexão do sistema penal
Operação da PM derruba mais um ponto de tráfico de drogas
Imprensa mundial noticia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
Prisão de Bolsonaro: governador de MT manifesta solidariedade