Da Redação
O Estado informa que "a Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT) aprovou a Resolução Nº 79, que estabelece a distribuição, o armazenamento e a aplicação das 119.260 doses de vacina contra a Covid-19 enviadas na última sexta-feira (06.08) e sábado (07.08) pelo Ministério da Saúde, sendo 61.700 doses da Astrazeneca, 56.160 doses da Pfizer e 1.400 doses da Janssen".
Vale lembrar que os números da pandemia em Mato Grosso seguem em cenário de alerta - considerando dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado na segunda-feira (9): 499.140 casos da Covid-19 - sendo registradas 13.028 mortes em decorrência do coronavírus. De acordo com dados comparativos, foram registradas 38 mortes em 24 horas. Foram notificadas 1.112 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 499.140 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 8.862 estão em isolamento domiciliar e 475.794 estão recuperados.
Confira mais informações em relação à distribuição dos imunizantes em MT, segundo o Estado:
Conforme a Resolução Nº 79, a vacina da Astrazeneca e da Pfizer devem ser aplicadas como segunda dose em pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente grave. As doses da Pfizer contemplarão com a segunda dose gestantes e puérperas com comorbidades e sem comorbidades, com indicação médica.
A resolução define ainda que pessoas de 40 a 44 anos deverão ser vacinadas com a primeira dose dos imunizantes Pfizer e Astrazeneca e com a dose única da Janssen. Já as pessoas de 35 a 39 anos serão imunizadas com a primeira dose da Pfizer.
Para a vacina AstraZeneca, o prazo de aplicação da segunda dose é de até 90 dias. O prazo de aplicação da segunda dose Pfizer é de até 12 semanas. Já a Janssen é dose única.
O colegiado pontuou na Resolução que os municípios que já completaram a vacinação das pessoas de 35 a 44 anos devem seguir para a próxima faixa etária (ano a ano) em ordem decrescente de prioridade.
Ainda foi acordado o armazenamento de 24 doses da Pfizer e 100 doses da Janssen na Rede de Frio Estadual, como novo estoque estratégico para reposição de eventuais perdas técnicas. Também foi pactuada a distribuição de um remanescente de 3.370 doses da Astrazeneca que estavam armazenadas na Rede de Frio Estadual como estoque estratégico.
Caso os municípios alcancem a completa vacinação dos públicos-alvo estabelecidos para a imunização, a CIB orienta a continuidade da imunização dos demais públicos elencados pelo Ministério da Saúde.
Após a distribuição dos imunizantes aos municípios, as vacinas deverão ser armazenadas conforme as condições estabelecidas pela fabricante e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com o apoio da segurança pública.
A aplicação das doses deve ser obrigatoriamente registrada pelos municípios no Sistema Nacional do Programa de Imunização (SI-PNI), do Ministério da Saúde. Até o momento, Mato Grosso já recebeu 2.982.860 doses de imunizantes contra a Covid-19.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Vice-governador promete fortalecer agro e avançar em investimentos
PC confirma prisão de casal suspeito de torturar crianças
Governo de MT destaca programa SER Família Habitação
Senador Wellington Fagundes assina CPMI da Vaza Toga
Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta sobre golpe do pharming
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio