• Cuiabá, 15 de Setembro - 2025 00:00:00

Prefeitura alerta sobre segunda dose de vacinas contra covid-19

  • Em Geral
  • 30/07/2021 12:07:13

Da Redação

A prefeitura da Capital divulgou alerta sobre a vacinação contra a covid-19 - relativa à segunda dose - considerando que "a partir da segunda quinzena do mês de julho a campanha de vacinação em Cuiabá começou a receber a maior concentração de aplicação de dose 2 da vacina da Astrazeneca, que tem um intervalo de 12 semanas entre as duas doses".

A gestão ressalta que a vacina da Pfizer, que tem o mesmo tempo de espera entre as duas doses, começará a ter um fluxo grande de pessoas para tomar a segunda vacina no começo do mês de agosto.

Pontua que "as pessoas que tomaram a primeira dose tanto da Astrazeneca, quanto da Pfizer já saíram com a data para tomar a segunda marcada no cartão de vacinação e lançada no sistema. Com o fechamento do polo do Centro de Eventos do Pantanal, as pessoas que estavam com a segunda dose marcada para tomar no local tiveram as agendas apagadas do sistema".

“Passamos a reagendar estas pessoas para outros polos, mas caso alguém não tenha recebido a nova agenda no cadastro da vacinação, ela pode ir ao polo mais próximo de sua residência, na data e horário marcado no cartão. É imprescindível levar o cartão de vacinação para tomar a segunda dose”, explica Valéria de Oliveira, coordenadora da campanha.

A administração da Saúde acentua que "aqueles que tomaram a primeira dose em outros polos precisam olhar o agendamento da segunda dose no cadastro da vacinação e devem receber a segunda aplicação no dia, horário e local marcado na agenda".

“A partir da próxima semana teremos um volume grande de pessoas que vão tomar a segunda dose, além de continuarmos com a aplicação da primeira para os grupos prioritários e para a população de 18 a 39 anos com as vacinas dos faltosos. É uma logística grande e precisamos que todos cooperem e compareçam aos polos de vacinação nas datas e locais corretos para que possamos manter a campanha funcionando de forma organizada”, disse a coordenadora. Importante ressaltar que aqueles que forem tomar a segunda dose nos polos de drive thru precisam levar o QR Code impresso, pois o documento será usado para o registro da vacina no sistema do Plano Nacional de Imunização.

Cenário da covid

Vale lembrar que conforme dados da Saúde do Estado, o contexto da pandemia em Mato Grosso continua crítico.

Conforme os dados de ontem (29), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) confirmou 488.107 casos da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registradas 12.745 mortes em decorrência do coronavírus no Estado. De acordo com dados comparativos, foram registradas 25 mortes em 24 horas.

Foram notificadas 1.432 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 488.107 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 10.710 estão em isolamento domiciliar e 463.085 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 442 internações em UTIs públicas e 309 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 80,51% para UTIs adulto e em 36% para enfermarias adultos."

Confira mais informações - segundo a Pasta da Saúde de Cuiabá:

Dose 1

Quem está cadastrado no site e ainda não tomou a primeira dose está aguardando em uma fila de espera virtual. Quando a pessoa for agendada, o sistema do site enviará uma mensagem de WhatsApp automática e/ou um e-mail informando que ela já está confirmada para ir tomar sua vacina. No dia da vacinação, ela deve levar o QR Code do agendamento impresso, um documento com foto e o comprovante de endereço de Cuiabá. A pessoa também deve estar com o cartão do SUS atualizado. No caso de vacinação pela categoria profissional, também é preciso apresentar declaração de vínculo funcional. Já no caso das pessoas que se cadastraram pelos grupos de comorbidades ou deficiência permanente grave, além de gestantes, puérperas e lactantes, é preciso apresentar o laudo médico.

 

Com Secom




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: