Da Redação
A frente fria que deve chegar nesta quarta-feira (28) na Grande Cuiabá, com mínima em torno de 10°C ou 8°C, levou a prefeitura de Cuiabá a anunciar "força-tarefa" para socorrer a população em situação de vulnerabilidade social.
Assim, na tarde de hoje (26), o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) convocou reunião ampliada com o staff - visando ações emergenciais.
Segundo o Executivo municipal, "o prefeito Emanuel Pinheiro determinou a realização de uma força-tarefa emergencial envolvendo todas as secretarias da Prefeitura de Cuiabá, visando o desenvolvimento de ações focadas no auxílio da população em situação de vulnerabilidade social diante da nova frente fria prevista para esta semana. Segundo os institutos de meteorologia, a estimativa é de que ocorra uma brusca queda na temperatura, podendo chegar a mínima de 10ºC".
Confira mais informações - de acordo com a prefeitura de Cuiabá:
A atuação foi definida nesta segunda-feira (26), em reunião solicitada pela primeira-dama Márcia Pinheiro com todos os secretários. Com participação ativa nas ações sociais, Márcia é conhecedora das dificuldades enfrentadas pela população em situação de vulnerabilidade, especialmente no período do inverno. Ela é a idealizadora, por exemplo, da campanha Aquece Cuiabá, que entrega cobertores durante as frentes frias que atingem Cuiabá.
“Temos a nossa campanha, que é extremamente importante. Mas, nessa ação emergencial precisamos de um esforço a mais de todos. Precisamos nos unir para possibilitar que essa população passe por esse período com o menor sofrimento possível. Cuiabá é uma cidade em que as pessoas estão acostumadas com o calor de mais de 37ºC e de repente cair para 10ºC ou 8°C causa um impacto muito grande”, comentou Márcia Pinheiro.
O apontamento feito pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) demonstra números bem diferentes dos que os cuiabanos estão acostumados a enfrentar. Na quarta-feira (28) os termômetros devem marcar mínima de 17ºC e a máxima de 28ºC. Na quinta-feira (29), a mínima prevista é de 12ºC e máxima de 25ºC. Na sexta-feira (30), a temperatura deve ficar entre 10ºC e 28ºC, e no sábado (31) entre 13ºC e 33ºC.
Diante da situação, o prefeito Emanuel Pinheiro mais uma vez reafirmou a todos os secretários presentes na reunião o compromisso de sua gestão de trabalhar de forma prioritária para atendimento das demandas da população mais carente. Nesse sentido, estabeleceu o envolvimento de todas as secretarias municipais na ação emergencial, que já nesta terça-feira deve definir a estratégia de atuação nesses próximos dias.
“Estamos prestes a ser atingidos por uma das maiores frentes dos últimos anos e isso merece nossa atenção, principalmente por conta da população em situação de ruas e daqueles moradores dos bairros mais carentes. Sabemos que é um período extremamente complicado para essas pessoas e não podemos ficar alheios, apenas esperando a friagem passar. A nossa gestão não é indiferente. Ao contrário disso, ela é sensível e humanizada”, disse Emanuel.
Seguindo mapeamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, a estimativa é de que os cobertores, agasalhos e alimentos arrecadados atendam pelo menos 4,5 mil pessoas, somando a população em situação de rua e habitantes de 56 comunidades carentes. A ideia é que, além dos materiais, as demais secretarias contribuam ainda com disponibilização de equipes e veículos para distribuição.
Além do prefeito Emanuel Pinheiro, da primeira-dama Márcia Pinheiro, do vice-prefeito José Roberto Stopa, e todos os secretários municipais, o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (Emanuelzinho) também participou deste primeiro encontro.
Com Secom
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Vice-governador promete fortalecer agro e avançar em investimentos
PC confirma prisão de casal suspeito de torturar crianças
Governo de MT destaca programa SER Família Habitação
Senador Wellington Fagundes assina CPMI da Vaza Toga
Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta sobre golpe do pharming
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio