Da Redação
A prefeitura de Cuiabá anunciou força-tarefa nas ações que visam combater incêndios nas áreas urbanas e rurais da Capital. O planejamento ocorre por meio da Defesa Civil, e deverá reforçar o número de brigadistas.
Segundo a gestão, "os profissionais irão passar por uma capacitação realizada pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil e irão atuar somente nas áreas rurais: Guia, Aguaçu, Coxipó do Ouro, Sucuri e Nova Esperança.Na sexta-feira (16), representantes da Prefeitura, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Ordem Pública (Sorp) discutiram plano de ação para combater às queimadas".
Confira mais informações, conforme o Executivo municipal:
Já para área urbana, conforme o diretor da Defesa Civil de Cuiabá, José Pedro Ferraz Zanetti, a partir desta semana quatro viaturas irão atuar na área urbana juntamente com o Corpo de Bombeiros por 24 horas.
"Por solicitação do prefeito Emanuel Pinheiro, vamos criar brigadas nos distritos rurais, porque na cidade já temos duas equipes e duas viaturas. Na semana que vem, teremos 4 viaturas no atendimento regionalizado na área urbana. E estamos discutindo a parte rural nos distritos", comentou ele.
Representando o prefeito da capital, Emanuel Pinheiro, o chefe de gabinete Antonio Monreal, disse que o gestor pediu o máximo de empenho para conseguir estancar as queimadas neste período de estiagem em que os números aumentam. "Estamos dando um passo à frente com esse aumento de brigadistas e ganhando esse reforço junto ao Corpo de Bombeiros. Temos que evitar e penalizar essas pessoas que provocam incêndios considerados criminosos", comentou Monreal.
Comandante Regional 1 e Comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, João Paulo Nunes de Queiroz, lembra que o atual planejamento de combate aos incêndios deu início no ano passado. "Esse planejamento começou desde o ano passado, nós temos um termo de cooperação com a Defesa Civil e teremos 4 equipes a partir de segunda. É mais um reforço trabalhando dia e noite. Iremos formar brigadas no distrito de Cuiabá para combater o incêndio nos 5 polos. Iremos fazer a capacitação de 30 brigadistas e já formamos no Coxipó do Ouro, outros 25. A população pode ligar no 193 e fazer a denúncia sobre queimadas que iremos ao local", descreveu o comandante.
Secretário adjunto de Ordem Pública, tenente-coronel Marion Metello, cita que o plano de 2021, vem fortalecer mais o projeto já existente nesse período proibitivo. "Agora iremos aumentar a nossa capacidade operacional da Defesa Civil e será potencializada na região rural. Esse período proibitivo de queimadas vai até o início das chuvas, em outubro. A Sorp fiscalizará e responsabilizará os infratores", avisou.
O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), através do telefone 193, é a principal fonte receptora de denúncias de queimadas, cujas ocorrências são atendidas prioritariamente pelo Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil municipal também atua nesses casos e está apta a receber denúncias pelo telefone (65) 3623-9633 ou pelo e-mail defesacivil@cuiaba.mt.gov.br
Com Secom
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC confirma prisão de casal suspeito de torturar crianças
Governo de MT destaca programa SER Família Habitação
Senador Wellington Fagundes assina CPMI da Vaza Toga
Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta sobre golpe do pharming
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio
Gestão documental: a base para transformar IA em vantagem competitiva