Rodrigo Furlanetti
01- O Imposto Territorial Rural (ITR) tem sua abrangência nacional e se estende a milhares de pessoas físicas e jurídicas.
02- O ITR encontra fundamento no artigo 153, inciso VI, da Constituição, tendo como critério material a propriedade, a posse ou domínio útil de imóvel localizado fora da zona urbana do município. A Lei 9.393/1996 é a sua norma geral.
03- De outro lado, o ITR está submetido ao lançamento por homologação, e prescreve as leis tributárias, que o VTN deve corresponder ao preço de mercado das terras apurados no 1° dia do ano a que se referir DIAT (Documento de Informação e Apuração do ITR), sendo obrigação acessória.
04- Neste sentido, sendo o ITR um imposto sujeito ao lançamento por homologação e diante do critério do valor da terra nua, a RFB prescreve, como obrigação acessória, sendo necessária a apresentação de laudo de avaliação que confirme o valor atribuído na ocasião.
05- Ademais, caso não seja entregue laudo pericial correspondente o valor da terra nua, será utilizado o Sistema de Preços de Terras -SIPT da RFB, instituído pela Portaria da RFB nº 447/2002.
06- Cumpre salientar que no caso concreto, os lançamentos por homologação, e os valores informados pelo contribuinte podem ser objeto de revisão por parte do fisco.
07- No caso do ITR, segundo o artigo 14 da Lei 9.393/96, caso o fisco identifique e evidencie que houve uma avaliação a menor do VTN, o lançamento alteraria para modalidade de ofício.
08- Por este prisma, a motivação para o lançamento de crédito não pode ser realizado aleatoriamente.
09- A título de exemplo, caso não se aceite o valor da terra nua declarado pelo contribuinte, seria necessário, fundamentar os elementos considerados para efeito de avaliação.
10- Acerca da necessidade dos critérios da base de cálculo, vejamos alguns julgamentos:
Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural - ITR Exercício: 2003 VTN-VALOR DA TERRA NUA. SUBAVALIAÇÃO. ARBITRAMENTO. SIPT-SISTEMA DE PREÇOS DE TERRAS. VALOR MÉDIO DAS DITR. AUSÊNCIA DE APTIDÃO AGRÍCOLA. LAUDO TÉCNICO. Rejeitado o arbitramento do VTN com base no SIPT, por não levar em conta a aptidão agrícola do imóvel, é de se acolher o valor apurado em Laudo de Avaliação apresentado.
Decisão: Vistos, relatados e discutidos os presentes autos. Acordam os membros do colegiado, por unanimidade de votos, em conhecer do Recurso Especial e, no mérito, em dar-lhe provimento. (assinado digitalmente) Luiz Eduardo de Oliveira Santos - Presidente em exercício (assinado digitalmente) Maria Helena Cotta Cardozo - Relatora Participaram do presente julgamento os Conselheiros Maria Helena Cotta Card
(Acórdão:9202-005.699, Processo: 10218.721049/2007-92, Data de Publicação:
Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural - ITR Exercício: 1999 ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E RESERVA LEGAL. ATO DECLARÁTORIO AMBIENTAL - ADA. A recusa de sua aceitação, por intempestividade, em face do prazo previsto da IN SRF n° 67/97, não tem amparo legal. VTN. NULIDADE. CERCEAMENTO DE DEFESA. Constitui- se em cerceamento ao direito de defesa a restrição às informações utilizadas à lavratura do auto de infração ao Contribuinte, resultando por corolário, na nulidade do mesmo. Assim, não sendo concedido ao contribuinte o acesso às informações do SIPT - Sistema de Preços de Terras, base de informações para lançamento do VTN, não tem este como verificar a fidedignidade destas informações, caracterizando, por certo, o cerceamento ao direito de defesa. RECURSO VOLUNTÁRIO PROVIDO EM PARTE. (AC. 301-34.409 3º Conselho de Contribuintes / 1a. Câmara / ACÓRDÃO 301-34.409 em 25.04.2008)
11- Do exposto, o sistema da RFB não possui parâmetros que garantam a segurança jurídica aos contribuintes da sua exatidão, sendo os valores constantes no SIPT genéricos e desprovidos de realidade, o que por certo, necessita de melhorias para aferição correta do ITR.
Rodrigo Furlanetti é Consultor Tributário em Mato Grosso.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
O Mapa da Vida Longa até os 90 anos com saúde
TJ manda plano custear acompanhamento terapêutico escolar
Pesquisa: cesta básica recua na terceira semana de janeiro
O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno
O despertar do Santo Graal: Por que buscamos fora o que só pode ser encontrado dentro!
Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade?
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025