Da Redação
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) alerta que termina nesta quarta-feira (30) o prazo previsto pela Justiça Eleitoral para entrega da prestação de contas dos diretórios de partidos. Vale lembrar que a negativa resultará na imediata aplicação de sanções - previstas na legislação - leia-se Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O TRE pontua que "os diretórios partidários nacionais, estaduais e municipais têm até hoje para apresentar à Justiça Eleitoral, as contas anuais referentes ao exercício financeiro de 2020".
Ressalta que "a obrigatoriedade dos partidos de prestarem contas de suas receitas e despesas está prevista na Lei nº 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos) com a redação dada pela Lei nº 13.877/2019, que alterou o prazo de entrega".
Considera que "os diretórios partidários devem registrar a movimentação de recursos financeiros e estimáveis em dinheiro ocorrida em 2020 no Sistema de Prestação de Contas Anual (SPCA) e, após, enviar a documentação por meio do Processo Judicial Eletrônico (PJe)".
O TRE acentua que "os diretórios municipais que não movimentaram recursos financeiros ou estimáveis em dinheiro podem optar pela Declaração de Ausência de Movimentação de Recursos, instituída pela Lei nº 13.165, de 29 de setembro de 2015, a qual deverá ser preenchida no SPCA".
Reitera que "a não apresentação dos dados pode levar a agremiação a sofrer várias sanções, como a suspensão de repasses das cotas do Fundo Partidário".
Por fim, o TRE considera que "a expectativa da Justiça Eleitoral de Mato Grosso é receber 1.459 prestações de contas, sendo 28 de diretórios estaduais e 1431 municipais".
Com Comunicação TRE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Concessionária é condenada por cobrar conta de luz paga e protestar consumidor
Buenos Aires, entre livros, estádios e memória
Perda de chance de cura: TJ manda indenizar família por erro médico
Expurgos em Pequim
Combate à desinformação e paridade de gênero foram prioridades do TSE
Inmet mantém alerta vermelho para onda de calor no sudeste até dia 29
População reage e PM prende acusado de tentativa de homicídio
PM derruba rolezinho; operação apreende 30 motocicletas
Operação da PC afasta vereador e servidor suspeitos de fraude
Entenda os direitos do consumidor para trocas de presentes de Natal