Da Redação
A prefeitura de Cuiabá, após anuncia novo plano de vacinação contra a covid-19, abrindo cadastro para pessoas de 18 a 49 anos sem comorbidades - alerta nesta terça-feira (29) que "já podem se cadastrar".
O anúncio foi feito pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) ontem (28) - asseverando que irá utilizar imunizantes, nesse quadro, dos "faltosos" na etapa da 2ª dose - e que os mesmos irão para o "fim da fila".
A resistência de algumas pessoas no âmbito da 2ª dose se dá em campo de desinformação sobre a importância de se completar a imunização, sendo possível somente com a aplicação correta das etapas e períodos da vacina - conforme preconiza o Ministério da Saúde.
Confira o comunicado da Capital:
A Prefeitura de Cuiabá abriu na manhã desta terça-feira (29) o cadastro para o grupo de 18 a 49 sem comorbidades.
À princípio apenas o cadastramento está aberto e as agendas serão liberadas de acordo com as doses das pessoas que agendaram e não compareceram aos polos de vacinação.
pós 48 horas as vagas serão disponibilizadas e os faltosos voltarão para o fim da fila. "A minha luta é para garantir que toda nossa população seja imunizada. A gestão não mede esforços, mas dependemos do recebimento de novas doses", explicou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.
A coordenadora da campanha de vacinação, Valéria de Oliveira explica que o agendamento será realizado à medida que sobrarem as doses de quem faltar na data que estava agendado e de acordo com o percentual de pessoas de cada grupo. “Temos cerca de 256 mil pessoas entre 18 e 49 anos. Dividimos em grupos de 45 a 49, 40 a 44, 35 a 39, 30 a 34, 25 a 29, 20 a 24 e 18 a 19 anos. Cada grupo desse corresponde a um percentual da população e vamos agendar levando-se em conta esse percentual”, comentou Valéria.
Por exemplo, considerando que um dia faltem 2 mil pessoas, após 48 horas essas vagas serão disponibilizadas. O grupo de 18 a 19 anos corresponde a 5,6% da população de Cuiabá, então 5,6% das 2 mil doses será destinada a esse público. Outro exemplo: o grupo de 45 a 49 anos corresponde a 10% da população, então 10% das doses dos faltosos serão disponibilizados para eles. Depois que acabar os grupos prioritários, que estão no Plano Nacional de Imunização, as doses serão todas destinadas aos grupos por faixas etárias.
É muito importante que as pessoas entendam que não serão agendadas rapidamente. Temos 256 mil pessoas para serem agendadas, e como vamos liberar a agenda para um pequeno percentual de cada faixa etária o tempo de espera vai ser longo, tanto pelo número de pessoas, quanto pelo número de doses que recebemos a cada remessa. Por isso pedimos que as pessoas tenham muita paciência e que consultem seus cadastros regularmente, de preferência à noite”, concluiu a coordenadora.
Cadastro
Para se cadastrar, é necessário entrar no site cadastro.vacinacuiaba.com.br e preencher todos os campos obrigatórios. Deste modo, a pessoa entrará em uma fila de espera virtual. Quando ela for agendada, o sistema do site enviará uma mensagem de WhatsApp automática e/ou um e-mail para a pessoa informando que ela já está confirmada para ir tomar sua vacina. No dia da vacinação, a pessoa deve levar o QR Code do agendamento impresso, um documento com foto e o comprovante de endereço de Cuiabá. A pessoa também deve estar com o cartão do SUS atualizado. No caso de vacinação pela categoria profissional, também é preciso apresentar declaração de vínculo funcional. Já no caso das pessoas que se cadastraram pelos grupos de comorbidades ou deficiência permanente grave, além de gestantes, puérperas e lactantes, é preciso apresentar o laudo médico.
Em Cuiabá, há cinco polos de vacinação: Senai Porto, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sesi Papa, Sesc Balneário e Assembleia Legislativa.
Com Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Polícia Civil reforça combate às facções criminosas no Estado
Colapso Teocrático
TJ impede descredenciamento irregular de laboratório
Empreender no Paraguai
Dívida paga: Justiça condena Banco por manter bloqueio judicial
INSS executa nova faixa de benefícios em fevereiro; veja valores
TJ assevera: companheira de PM mantém direito à pensão
O silêncio como método
Sesp: Operação integrada apreende 500 kg de cocaína em MT
Terreno não entregue: TJ manda devolver 100% a comprador