• Cuiabá, 02 de Setembro - 2025 00:00:00

Presidente da AMM alerta sobre obras inacabadas e pede socorro em Brasília


Da Redação

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), na presidência de Neurilan Fraga, voltou a pontuar alerta sobre o cenário desolador de "obras inacabadas" - considerando ser urgente respaldo aos municípios de Mato Grosso.

Segundo a entidade, o presidente encaminhou demandas em Brasília, além de propor parceira ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A AMM acentuou recentemente o tom crítico sobre o quadro de finanças nos municípios - atingidos em cheio pelos reflexos na economia em razão do cenário da pandemia do coronavírus.  

Confira as informações, conforme a entidade:

A retomada de obras educacionais inacabadas, o financiamento para a infraestrutura física nas escolas e a apresentação de proposta de parceria para atender os municípios foram os principais assuntos discutidos em reunião realizada na terça-feira (22), em Brasília, entre o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios-AMM, Neurilan Fraga, o senador Wellington Fagundes, e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte.

Com relação à retomada das obras paralisadas, o FNDE publicou uma Resolução que estabelece regras que permitem a repactuação de termos de compromisso já vencidos e a consequente retomada das construções. A previsão é que a iniciativa governamental beneficie mais de 1.200 obras inacabadas em todo o país. Os municípios interessados devem solicitar a repactuação à autarquia até dia 30 de setembro de 2021.

O presidente da AMM informou que, além da retomada das obras paralisadas, o FNDE abriu um programa para a construção de novas unidades escolares, creches, quadra coberta e aquisição de ônibus escolares. “Mas para ter acesso a esses financiamentos é preciso que os municípios estejam com o Plano de Ações Articuladas – PAR 4 cadastrado no FNDE”, explicou Neurilan Fraga, acrescentando que em Mato Grosso apenas 40 municípios cadastraram o Plano e estão aptos a ter acesso às linhas de crédito.   

Considerando que os financiamentos federais são importantes para atender demandas e garantir a execução de políticas educacionais nos municípios, Fraga propôs ao presidente do FNDE a realização de uma capacitação para preparar os gestores municipais de educação em Mato Grosso a pleitear os aportes financeiros.

“Atendendo ao nosso pedido,  o presidente  do FNDE e equipe estarão em Cuiabá em agosto para capacitar os gestores municipais de Educação, que terão  a oportunidade de conhecer as ferramentas necessárias para pleitear os financiamentos federais que vão beneficiar comunidades escolares de várias localidades”, frisou. 

Fraga também propôs ao FNDE uma parceria para a renovação da frota dos ônibus escolares nos municípios, por meio de convênio entre o Governo Federal, Governo de Mato Grosso e as prefeituras. “Após cerca de dois anos de uso os ônibus escolares já estão bastante danificados e muitos já não são considerados adequados para fazer o transporte das crianças. O senador Wellington Fagundes vai dar encaminhamento a essa proposta  e o presidente do FNDE  sinalizou de forma muito positiva para que possamos resolver um dos gargalos que temos na área da educação, que é o transporte escolar”, frisou.  

A equipe da AMM vai entrar em contato com os secretários municipais de  Educação de Mato Grosso para levantar a quantidade da frota necessária para atender os municípios. Os dados são importantes para definir os termos da parceria governamental entre os entes federados.  

 

Com Agência AMM




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: