Da Redação
A prefeitura de Cuiabá informa que "abriu nesta quinta-feira (13), o pré-cadastro para a vacinação contra a Covid-19, para pessoas com idades entre 40 e 44 anos com comorbidades".
No entanto, a administração da Capital alerta que "após a recomendação emitida pelo Ministério da Saúde, para que as gestantes e puérperas sem comorbidades não sejam vacinadas neste momento, a prefeitura de Cuiabá vai suspender o cadastro aberto hoje (13), para a imunização deste grupo".
Destaca que "o anúncio da abertura de cadastro para a imunização de novos grupos foi feito ainda na noite de ontem (12), porém devido a necessidade de realizar novas adequações, foi aberto de fato, somente hoje".
Confira mais informações, conforme a gestão municipal:
O agendamento desse novo grupo será feito mediante o término da vacinação dos grupos que já estão sendo vacinados e com a chegada de novas remessas de imunizantes que forem disponibilizados para a Capital.
Para se cadastrar, é necessário entrar no site vacina.cuiaba.mt.gov.br e preencher todos os campos obrigatórios. Deste modo, a pessoa entrará em uma fila de espera virtual, que deverá ser consultada regularmente para saber quando será o dia agendado para tomarem a vacina.
Lembrando que neste momento, estão sendo vacinados os idosos com 60 anos e mais, forças de segurança, segunda dose dos trabalhadores da saúde, e pessoas em vulnerabilidade, bem como as gestantes e puérperas com comorbidades, adultos com Síndrome de Down e pessoas de 45 a 59 anos com comorbidades.
Atenção
As pessoas que se cadastraram no site e que fazem parte dos grupos contemplados (40 a 59 com comorbidades, gestantes e puérperas a partir de 18 anos com comorbidades, Síndrome de Down a partir de 18 anos e pessoas com deficiências permanentes a partir de 45 anos) devem entrar no site da vacinação no período noturno e consultar o cadastro para verificar se a agenda está disponível. No dia da vacinação a pessoa deve levar o QR Code do agendamento impresso, juntamente com o laudo impresso OU a declaração de comorbidades assinada e carimbada pelo médico, pois estes documentos serão retidos no registro. Também é necessário levar um documento com foto e o comprovante de endereço de Cuiabá.
Confira o documento logo abaixo sobre orientação do Ministério da Saúde:
Comunicado
Vacinação de gestantes e puérperas com o imunizante para covid-19 AstraZeneca/Oxford
Em atendimento a orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o Programa Nacional de Imunizações interrompe temporariamente a vacinação de gestantes e puérperas com as vacinas COVID-19 AstraZeneca/Oxford. Adicionalmente orienta-se a interrupção temporária da vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades. A vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades deverá prosseguir com as demais vacinas COVID-19 em uso no país visto que o perfil risco/benefício da vacinação neste grupo é altamente favorável (Sinovac/Butantan e Pfizer). Para vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades, a mulher deverá comprovar a condição de risco (comorbidade) por meio de exames, receitas, relatório médico, prescrição médica. Em relação ao cumprimento do esquema vacinal para as gestantes que já foram vacinadas com a primeira dose, orientações detalhadas serão emitidas em Nota Técnica pelo Programa Nacional de Imunizações.
Com Secom/Cuiabá
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Ministério da Fazenda ajusta projeção da inflação para 4,8% em 2025
VG: Operação da Rotam prende três pessoas por tráfico de drogas
TJ: fazenda com herdeira e banco condenado a pagar honorários e custas
Mato Grosso e a incapacidade energética
Família não é salvo-conduto para ferir: acolhimento salva vidas
Receita: MT alcança R$ 40 bilhões em arrecadação de impostos
Integração ministerial
Inovações inconstitucionais na Ação Penal 2668
Ministério Público anuncia oito vagas para Promotor de Justiça
PC prende homem acusado de ameaçar, agredir e morder ex-namorada