• Cuiabá, 15 de Setembro - 2025 00:00:00

Servidor comissionado pode ser exonerado durante licença médica, avisa CGE

  • Em Geral
  • 05/05/2021 17:05:55

Da Redação

A Controladoria Geral do Estado se posicionou acerca de consulta - pontuando que "servidor comissionado por ser exonerado - mesmo em licença para tratamento médico".

"Servidor exclusivamente comissionado no âmbito do Poder Executivo Estadual pode ser exonerado mesmo em licença para tratamento médico. A orientação foi expedida pela Controladoria Geral do Estado (CGE) em resposta à consulta realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) através do canal eletrônico "Pergunte à CGE", informa o Estado.

Segundo o Executivo estadual, "na orientação, a Controladoria explica que a Constituição Federal de 1988 não garante ao servidor exclusivamente em cargo de comissão qualquer tipo de estabilidade referente à licença de saúde, exceto no caso de servidora gestante.

Por fim, avisa que "acerca dessa questão, o próprio Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) já manifestou que é permitido à administração pública exonerar ocupante de cargo em comissão mesmo em licença de saúde, sem configurar conduta ilícita, uma vez que o referido servidor não tem estabilidade no cargo público, atuando nas funções do cargo enquanto durar a relação de confiança que justificou a nomeação".

 

Com Secom/MT




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: