Da Redação
O prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, disse que enviará novo documento ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) - prometendo assim assegurar o pagamento do Reajuste Geral Anual (RGA) aos servidores do município.
Ocorre que para efetivar o pagamento do reajuste, o município precisa seguir a legislação - sendo alertado também pela fiscalização do TCE.
Segundo a gestão, "mais uma vez a equipe da Procuradoria Geral do Município para garantir o direito dos servidores municipais de receber o Reajuste Geral Anual". Destacou que "a reunião da sexta-feira (19), no Paço Municipal, foi pautada na análise da Procuradoria que deu segurança jurídica para conceder a reposição salarial".
De acordo com o procurador-adjunto, Juliano César Clemente, a Procuradoria do Município está solicitando junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) uma consulta sobre a viabilidade do pagamento sem a prefeitura sofrer as penalizações da Lei Complementar 173/2020 do Governo Federal que trata do enfrentamento à pandemia do Covid-19.
O Executivo municipal assinalou ainda que "o parecer do TCE neste momento é essencial, uma vez que, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) emitiu, no mês passado, uma recomendação aos gestores municipais de não realizarem o pagamento do RGA para não configurar crime de responsabilidade fiscal".
Penalizações
Conforme o parecer técnico da AMM, "a irregularidade pode ser considerada gravíssima dependendo do caso, chegando a causar uma emissão do TCE de parecer prévio pela reprovação das contas anuais, além de aplicação de multa ao gestor que pagar o RGA durante o período proibido. Há também punição na área penal, em tese, torna-se crime de responsabilidade previsto no Art. 1º, V do Decreto Lei nº. 201/67".
Com Secom
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Um dos melhores laboratórios públicos do Brasil, diz Mendes
Licenciamento de software: TJ nega recurso e mantém decisão
Operação no interior: PC derruba ponto de tráfico e prende suspeitos
PEC da blindagem é aprovada por deputados e vai ao Senado
Energisa na mira: Wellington e deputados debatem concessão
Setembro Amarelo Não Funciona
Cartão do SUS será unificado com dados do CPF do usuário
Medicamentos GLP-1 e Tirzepatida: mais do que remédio, uma nova forma de cuidar da saúde
TJ manda companhia aérea pagar indenização de R$ 10 mil a passageiro
Riscos penais para empresas: o que está por trás do aumento de buscas e apreensões e como isso pode afetar a reputação do seu negócio