Da Redação
Voz da oposição na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) requereu explicações do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo. O parlamentar pediu exposição do mapa acerca do andamento da vacinação contra a covid-19 em Mato Grosso.
O requerimento foi aprovado na sessão desta terça-feira (2) e o secretário deve comparecer ao plenário da Assembleia Legislativa na próxima terça (9), a partir das 9h, informa assessoria do deputado.
“Em dezembro, já fizemos uma convocação para que a Secretaria de Saúde apresentasse o Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19, que foi explanado pela secretária interina, Danielle Carmona. Desta vez, convocamos o secretário para tratar do andamento da vacinação até agora e explicar todos os problemas que existem”, explicou Lúdio.
Um dos pontos a ser questionado por Lúdio é a demora para vacinar os grupos prioritários, mais de duas semanas depois da chegada das vacinas a Mato Grosso. “Um problema gravíssimo é a lentidão no processo de vacinação do público-alvo. As doses disponíveis hoje seriam suficientes para vacinar até 80% dos profissionais da saúde, mas menos de um terço desses trabalhadores foram imunizados, mesmo tendo vacina disponível. A cobertura vacinal alcançada até agora está muito abaixo do que deveria ser. Por que isso está acontecendo?”
Lúdio, que é médico sanitarista, destacou "a necessidade de agilizar a distribuição de vacinas e a imunização da população".
Ele pontuou que "conforme dados trazidos pela Secretaria de Saúde em dezembro, os grupos prioritários somam 1,9 milhão de pessoas em Mato Grosso, exigindo 3,9 milhões de doses de vacina". “Temos que acelerar a articulação com estado e municípios para que a logística permita a vacinação o mais rapidamente possível. Nossa expectativa é que logo estejam disponíveis novos lotes de vacinas para imunizar idosos, doentes crônicos, e todas as pessoas dos grupos prioritários”, disse o deputado.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
AL aprova Orçamento 2026 do Estado de quase R$ 40 bilhões
Um dos melhores laboratórios públicos do Brasil, diz Mendes
Licenciamento de software: TJ nega recurso e mantém decisão
Operação no interior: PC derruba ponto de tráfico e prende suspeitos
PEC da blindagem é aprovada por deputados e vai ao Senado
Energisa na mira: Wellington e deputados debatem concessão
Setembro Amarelo Não Funciona
Cartão do SUS será unificado com dados do CPF do usuário
Medicamentos GLP-1 e Tirzepatida: mais do que remédio, uma nova forma de cuidar da saúde
TJ manda companhia aérea pagar indenização de R$ 10 mil a passageiro