Da Redação
"Após ouvir atenta a fala de vocês eu falei com o senador sobre a importância de tocarmos essas pautas juntos em nível estadual e federal. No trabalho com a Assembleia a gente pode envolver todos os deputados da Região, formar uma comissão, uma 'Frente Parlamentar em Defesa do Araguaia' para que a gente tenha pautas produtivas. O senador vai levar essa demanda sobre o asfaltamento da BR 158 ao ministro de Infraestrutura e com relação às vicinais e MTs, vamos tentar viabilizar por aqui", disse a deputada estadual Janaina Riva (MDB) ao propor a criação de uma Frente para buscar mais respaldo à região.
A reunião, na sexta-feira (22) - contou com participação de prefeitos e representantes dos municípios do 'Norte Araguaia', bem como o senador Carlos Fávaro (PSD).
Segundo a Comunicação da parlamentar, "por cerca de duas horas, a deputada e o senador ouviram as demandas dos prefeitos com relação à infraestrutura e a problemática ambiental enfrentada por boa parte dos municípios que possuem as chamadas 'áreas alagáveis' e que gera um passivo ambiental imenso".
Destaca que "na oportunidade os prefeitos entregaram à deputada e ao senador, um documento que irão protocolar junto ao Governo do Estado onde pedem uma solução com relação ao impasse ambiental da produção nas áreas alagáveis do Araguaia".
“Nós, prefeitos dos municípios inseridos na região considerada planície do rio Araguaia, que abaixo subscrevemos, reivindicamos à Vossa Excelência, que determine a regulamentação do uso das áreas de altitudes elevadas, que não encharcam ou sofrem inundações, que ocorrem no interior das propriedades rurais regionais, e que tem restrição de uso por serem consideradas equivocadamente como se também fossem áreas úmidas. Para tanto, sugerimos a edição de Decreto Estadual que permita e responsabilize o proprietário rural, pela declaração da delimitação das referidas áreas, no interior do imóvel onde é proprietário, perante aos órgãos públicos e demais instituições que exigem autorização para a exploração das mesmas”, consta do documento.
De acordo com a prefeita de São Felix do Araguaia, Janailza Taveira, "esse decreto se faz necessário, diante dos milhares de hectares que são cultivadas com agricultura ou pecuária em terras que não encharcam, e que os analistas ambientais não autorizam o uso, por falta de fundamento que permitam a eles abonar a concessão de autorização para funcionamento das atividades rurais".
Participaram do encontro os prefeitos e representantes dos municípios de Alto Boa Vista, Serra Nova Dourada, Bom Jesus do Araguaia, São Félix do Araguaia, Luciara, Confresa, Canabrava do Norte, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Novo Santo Antônio, Santa Terezinha.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
AL aprova Orçamento 2026 do Estado de quase R$ 40 bilhões
Um dos melhores laboratórios públicos do Brasil, diz Mendes
Licenciamento de software: TJ nega recurso e mantém decisão
Operação no interior: PC derruba ponto de tráfico e prende suspeitos
PEC da blindagem é aprovada por deputados e vai ao Senado
Energisa na mira: Wellington e deputados debatem concessão
Setembro Amarelo Não Funciona
Cartão do SUS será unificado com dados do CPF do usuário
Medicamentos GLP-1 e Tirzepatida: mais do que remédio, uma nova forma de cuidar da saúde
TJ manda companhia aérea pagar indenização de R$ 10 mil a passageiro