Gonçalo Antunes de Barros Neto
Nunca se falou tanto em fraternidade e solidariedade como nos dias atuais. E a verdade é que nunca se precisou falar tanto nessas duas importantes virtudes a serem cativadas. Papa Francisco, no mês de outubro do corrente ano, na encíclica ‘Fratelli tutti’, ou fraternidade entre irmãos, discorre sobre o tema, especialmente pelo período pandêmico vivenciado mundialmente.
Francisco apresenta as deformidades da sociedade de hoje, quando muitos e muitas acabaram saindo de suas ‘ilhas’ e assumindo posições menos humanitárias. Diz das distorções vislumbradas com o interesse apenas pessoal, lucro desmedido para poucos e poucas, falta de democracia, cidadania e justiça com equidade. Acrescenta que o desemprego, o racismo, a pobreza, a escravidão e o desrespeito à liberdade de gênero tem causado males sem precedentes.
Rememorando a parábola do ‘Bom Samaritano’, o Santo Padre explica quanto à possibilidade de se fazer o bem independentemente de quem irá se beneficiar. Enfatiza que o Bom Samaritano é molde social e civil de inclusão, que deve ser trazido aos nossos dias para que possamos ‘sair do lugar comum’ atingindo o necessário.
Traz citações de São Francisco de Assis ao afirmar que a fraternidade não deve ser apenas com seres humanos (abandonados, doentes, descartados por vários motivos), mas, também, com a natureza (sol, vento, mar, etc.), devendo ser enxergada e praticada de modo global. Diz Francisco que a incapacidade dos seres humanos de agir em conjunto e sem pensar individualmente tem deixado marcas indeléveis, sem qualquer motivo para se orgulhar.
O Papa admoesta que a fraternidade não é apenas uma emoção ou um sentimento, devendo ser cultivada a amizade social. Há necessidade de inversão da lógica que vem acontecendo predominantemente. O mundo não vem agindo de acordo com os ensinamentos do Pai, como um ídolo eterno a ser seguido. Os irmãos e irmãs estão em busca constante por mártires.
A amizade social permite que o diferente se torne igual. A fraternidade ganha todos os tempos e momentos: quer na família, na política, na construção social e por aí afora. Apesar de o mundo estar interligado pela internet, na vida material não há esse sentimento real. É premente que essa palavra seja redescoberta como à época da Revolução Francesa.
A ‘Fratelli tutti’ se abre em uma fraternidade aberta, reconhecendo que qualquer pessoa possa ser amada, sentida, reconhecida, tocada e valorizada para além das fronteiras físicas.
As lições do Santo Padre quanto aos direitos humanos, posto teleológicas, traz à tona a importante Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948: ‘A presente Declaração Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforcem, através do ensino e da educação, em promover o respeito a esses direitos e liberdades e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, em assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universais e efetivos, tanto entre os povos (...)’.
Como Bom Samaritano, Francisco deixa evidente na encíclica a esperança de dias melhores. Assim, como estamos a esperar por uma vacina, que deverá assegurar a imunização indistintamente, a imunização fraterna da amizade social deverá acontecer como forma de incluir em todos os lugares, guetos e países.
Gonçalo Antunes de Barros Neto (Saíto) é formado em Filosofia e Direito, autor da página Bedelho. Filosófico no Face e Instagram e escreve aos domingos em A Gazeta.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera