Da Redação
“Faço votos de que agora o governo do Estado consiga transformar essa cicatriz em Cuiabá e Várzea Grande em algo bom para a população com o retorno da ideia inicial do BRT”, disparou o deputado federal Leonardo Albuquerque - dr. Leonardo.
A declaração - pontuando alinhamento à decisão do Estado, foi reforçada pelo Estado - que vem divulgando grupo de apoiadores ao BRT - em substituição do VLT - modal lançado pela gestão de Silval Barbosa - sendo um dos mais recentes temas polêmicos - já que muitos não concordam - leia-se o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) - em amplo ampliado com alerta do senador Wellington Fagundes (PL) sobre necessidade de debate.
Confira mais informações - conforme acentua o Palácio Paiaguás:
Após o anúncio do Governo do Estado, de que o projeto de mobilidade urbana mais viável para Cuiabá e Várzea Grande é a implementação do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) ao invés da conclusão das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o deputado federal dr. Leonardo afirmou que espera que a iniciativa beneficie a população.
O BRT já era uma das opções cotadas para implementação de uma solução para o transporte da Capital, quando o VLT começou a ser construído para ser entregue antes da Copa do Mundo de 2014. No entanto, a obra que nunca foi entregue consumiu 1,08 bilhão com apenas três quilômetros de trilhos prontos.
Levando em conta estudos técnicos elaborados pelo Governo de Mato Grosso e pelo Grupo Técnico criado na Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, o governador pediu a mudança de modal ao Ministério do Desenvolvimento Regional.
Os laudos apontam que o tempo de conclusão estimado para a obra do VLT é de até 6 anos, enquanto o BRT pode ser entregue à população em um período de tempo menor, dois anos.
O valor a ser investido pelos cofres públicos também seria menor para a implementação dos Ônibus de Trânsito Rápido. Serão investidos de R$ 430 milhões para toda a implantação. Já para o VLT, seria necessário mais R$ 763 milhões.
O custo para o usuário do transporte coletivo também seria menor, sendo a tarifa estimada para o VLT de R$5,28 – acima até do valor praticado na cidade, que é de R$4,10 – enquanto para o BRT seria possível oferecer o transporte por R$3,04 por embarque.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
AL aprova Orçamento 2026 do Estado de quase R$ 40 bilhões
Um dos melhores laboratórios públicos do Brasil, diz Mendes
Licenciamento de software: TJ nega recurso e mantém decisão
Operação no interior: PC derruba ponto de tráfico e prende suspeitos
PEC da blindagem é aprovada por deputados e vai ao Senado
Energisa na mira: Wellington e deputados debatem concessão
Setembro Amarelo Não Funciona
Cartão do SUS será unificado com dados do CPF do usuário
Medicamentos GLP-1 e Tirzepatida: mais do que remédio, uma nova forma de cuidar da saúde
TJ manda companhia aérea pagar indenização de R$ 10 mil a passageiro