Da Assessoria - Unimed
A médica infectologista do Pronto-Atendimento e coordenadora de Ações Contra a Covid da Unimed Cuiabá, Dra. Giovana Volpato, alerta para a importância da prevenção contra a contaminação do Coronavírus, em momento em que novos casos começam a aumentar novamente alertando os profissionais de saúde para uma possível segunda onda da doença que já vitimou mais de 180 mil brasileiros.
“Enquanto as vacinas contra a Covid não estão disponíveis, as precauções devem prevalecer. Os casos vêm aumentando semanalmente e uma segunda onda de contaminação pode acontecer. Temos que manter nosso foco na prevenção, principalmente durante as festividades de fim de ano. A pandemia não acabou”, enfatiza a médica.
As principais orientações para o combate à Covid-19 continuam eficazes:
1- Valorize os sintomas respiratórios, mesmo que leves, pois pode ser COVID-19.
2- Com sintomas respiratórios (coriza, febre, dor de garganta, tosse), procure um médico e busque diagnóstico. Caso esteja sintomático, trabalhe em home office e, em casa, pratique o isolamento;
3- Se você sai de casa e circula em locais com mais pessoas, respeite as regras de distanciamento social, especialmente com as pessoas do grupo de risco, evitando aproximação e mantendo sempre o uso da máscara;
4- Pessoas idosas têm buscado Pronto Atendimento apenas para se informar. Para evitar isso, compartilhe as informações disponíveis e inclusive oriente visita a locais de atendimento médico, só se houver sintomas.
5- Casos de reinfecção são uma realidade, mesmo se você já foi contaminado com o Coronavírus, mantenha os cuidados de segurança.
6- As festas de natal e ano novo estão chegando, se você pretende se reunir com pessoas de mais idade ou grupo de risco, coloque-se em isolamento desde já, para um evento seguro.
7- Nas festividades natalinas e de fim de ano, devem ser garantidas as medidas de segurança: distanciamento entre as pessoas, uso de máscara e higienização das mãos.
8- O período de quarentena para quem teve contato com pessoa diagnosticada com Covid-19 continua sendo de 14 dias. Pessoa diagnosticada com Covid-19, pode sair do isolamento após o 10º dia, se nas últimas 24 horas não houver mais sintomas. Se os sintomas persistirem, a saída do isolamento tem que ser liberada pelo médico.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Ministério Público anuncia oito vagas para Promotor de Justiça
PC prende homem acusado de ameaçar, agredir e morder ex-namorada
Setor de serviços cresce 0,3% em julho, mostra IBGE
TCE alerta sobre mudanças da Reforma Tributária a gestores municipais
Bolsonaro condenado: e agora?
Setembro Amarelo: a comunicação como ponte para a valorização da vida
Bancários: saúde mental em alerta
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado