Da Redação
O Governo do Estado divulgou na manhã de hoje (21) nota reiterando defesa de acesso à vacina contra o coronavírus - dependendo do Governo Federal - leia-se da decisão do presidente Jair Bolsonaro.
"O Governo de Mato Grosso defende que o Governo Federal lidere esse importante processo e disponibilize a vacina contra a covid-19 à população. E o mais importante: que as vacinas entregues sejam confiáveis e devidamente atestadas pelos órgãos sanitários", pontuou o Executivo estadual.
A "pontuação" do governador ocorre em cenário de conflito entre a decisão anunciada ontem (20) pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello - e destacada pelo Governo de Mato Grosso.
Na noite de ontem o Governo pontuou que "em janeiro, o Ministério vai ter disponível para mandar aos estados brasileiros em torno de 46 milhões de doses. Em fevereiro, um novo lote, e no primeiro semestre teremos outras entregas das diversas empresas que estão produzindo a vacina", anunciou o governador Mauro Mendes (DEM) - ao confirmar que Mato Grosso receberá o primeiro lote de vacinas contra a covid-19 em janeiro de 2021".
Conflito
Após as tratativas entre o ministro da Saúde e governadores - o assunto teria gerado mal-estar no Governo Federal, com insatisfação do presidente da República - já que a vacina anunciada por Pazuello será produzida pelo Instituto Butantan - com empresa chinesa Sinovac - em parceria com o Governo de São Paulo - sob João Doria (PSDB).
O "acordo" entre o ministro e Doria teria irritado Bolsonaro - considerando que em outra linha de atuação do Governo Federal, está em andamento os testes sobre a vacina desenvolvida pela AstraZeneca - parceria com a Universidade de Oxford e Fiocruz.
Em tempo, ontem o Governo de Mato Grosso também assinalou que "já no segundo semestre do próximo ano, a previsão é que sejam disponibilizadas mais 165 milhões de doses da vacina desenvolvida pela empresa AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford e Fiocruz".
Com informações G1 e Correio Braziliense
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC mira grupo acusado de esquema para desviar cargas de soja
Operação: Polícia Militar reforça segurança nos municípios de MT
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira