Andréa Martins Oliveira - Comunicação TRE
No dia 15 de novembro, 2,3 milhões de eleitores de Mato Grosso participarão ativamente de duas eleições – Municipal e a Suplementar para uma vaga no Senado Federal. O eleitor votará primeiramente para vereador (a), em seguida prefeito (a) e por último, senador (a).
O candidato ao cargo de vereador é identificado com 5 dígitos, enquanto quem concorre a prefeito, 2 dígitos. Já o candidato ao Senado apresenta a identificação com 3 dígitos.
O Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza um simulador de votação CLIQUE AQUI . Nele, uma urna virtual e idêntica a utilizada nas seções eleitorais é apresentada ao eleitor, que pode votar para os cargos em disputa nas eleições municipais. Na página há uma lista de candidatos e partidos fictícios. Caso o eleitor erre durante o procedimento de votação, o simulador vai apresentar uma mensagem explicativa, apontando o erro e ensinando como proceder corretamente.
O simulador só contempla a Eleição Municipal, pois é o pleito que ocorre em todo o país. A plataforma não contempla a Eleição Suplementar para um cargo de Senador (a), que só acontece em Mato Grosso.
O eleitor que possui dificuldade em decorar números pode fazer uso da famosa colinha com os nomes e números dos candidatos em ordem de votação. Essa prática é permitida no papel, mas é vedada em celular ou qualquer meio eletrônico. Também não é permitido levar o aparelho para a cabine de votação.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Sinfra avisa: trânsito em alça de acesso a Miguel Sutil será interrompido
AL anuncia Comissão e Câmara para debater violência contra mulheres
Operação da PF combate abuso sexual infantojuvenil em MT
Estudo aponta queda da inadimplência e aumento de endividamento
Brasília no radar
Sorteio Nota MT: R$ 100 mil a moradores de Cuiabá e Água Boa
Polícia Civil desarticula facção e ceifa tráfico de drogas em MT
Cloud-only: o futuro das empresas que abandonaram a infraestrutura local
Internet: Operação mira suspeitos de abuso sexual infantojuvenil
TCE-MT destaca evolução do Programa de Transparência Pública