Da Redação
A Polícia Civi deflagrou na manhã desta quinta-feira (20), uma operação com objetivo de cumprir 53 ordens judiciais, contra uma organização criminosa envolvida em crimes de roubos, furtos e receptação de gado em propriedades rurais da região metropolitana e interior do estado.
A ação ocorre por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá. A operação “Mahyas” foi deflagrada para cumprimento de 24 mandados de prisão preventiva, 19 mandados de busca e apreensão, sete sequestros de veículos e três suspensões de atividades comerciais em açougues que vendem carnes de animais provenientes de abatedouros clandestinos.
Entre os alvos está um policial militar da ativa.
Segundo a PC, "os mandados referentes aos crimes de organização criminosa, roubo majorado e furto qualificado são cumpridos nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Acorizal, Jangada, Barra do Bugres e Nova Mutum. Entre os alvos está um policial militar da ativa. O cumprimento da ordem judicial contra ele foi acompanhado pela Corregedoria da Polícia Militar".
Investigação
A PC assinala ainda que "as investigações da Derf Cuiabá iniciaram há aproximadamente um ano, devido a complexidade dos trabalhos na zona rural. De acordo com os levantamentos, a atuação da organização criminosa causou um prejuízo de mais de R$ 3 milhões para as vítimas. Para praticar os crimes, o grupo criminoso rendia os moradores e funcionários, os mantendo em cárcere privado até realizarem a subtração dos animais, deixando a propriedade somente após o gado ser desembarcado no local em que ficaria escondido".
Pontua que "há situações em que os criminosos permaneceram mais de dois dias na propriedade, obrigando funcionários a preparar as refeições para eles. Em alguns casos, eles aproveitavam para subtrair tratores e equipamentos da propriedade. As investigações contaram com apoio do Indea de Cuiabá, Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Várzea Grande, Delegacia de Diamantino. Delegacia de Chapada dos Guimarães e Diretoria de Inteligência".
Por fim, destaca que "participam da operação policiais das Derf Cuiabá, Diretoria de Inteligência, Gerência de Operações Especiais (GOE), Delegacia de Barra Do Bugres, Delegacia Regional de Nova Mutum, Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande (Derf-VG), Delegacia Especializada do Adolescente de Várzea Grande (DEA-VG), 1ª, 2ª e 3ª Delegacia de Polícia, DEDMCI-VG, Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) e Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DERRFVA)".
Nome da operação
A expressão Mahyas é uma das origens da palavra “Máfia”.
Com Assessoria PC
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco