Assessoria do deputado estadual Valdir Barranco (PT) informa que o parlamentar "representou a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso no velório do bispo emérito de São Félix do Araguaia e missionário claretiano, Dom Pedro Casaldáliga. A cerimônia religiosa foi realizada nesta terça-feira (11), no Santuário dos Mártires da Caminhada, em Ribeirão Cascalheira (893 km de Cuiabá). O religioso morreu no último sábado (8) em decorrência de complicações respiratórias".
Destaca ainda que:
Casaldáliga ficou conhecido por sua ação política e pelo trabalho em defesa de direitos dos povos indígenas e no combate à violência oriunda dos conflitos agrários. O religioso sempre esteve ao lado dos camponeses, ribeirinhos, quilombolas e indígenas. Costuma dizer: “Na dúvida, fique ao lado dos pobres”.
"Dom Pedro deixa saudades eternas para todos os mato-grossenses. Um homem incansável na defesa dos menos favorecidos, em especial dos povos indígenas, das mulheres e dos agricultores familiares. Pedro deixa um legado de fé, esperança e amor ao próximo, Vá com Deus, meu amigo!", disse o deputado Valdir Barranco.
“Agradecemos ao deputado Valdir Barranco por ter representado esta Casa de Leis e a todos nós deputados na despedida a Dom Pedro Casaldáliga; um homem ímpar na defesa dos menos favorecidos e que merece todas as reverências”, completou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM).
O corpo de Casaldáliga será sepultado nesta quarta-feira (12), no cemitério dos Karajás e dos Peões, em São Félix do Araguaia (MT). A escolha do local atende a um pedido feito pelo bispo ainda em vida.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
TJMT mantém pena por transporte ilegal de agrotóxicos
Justiça crava: plano de saúde deve custear mamoplastia
PF deflagra Operação Escudo Digital em Mato Grosso
O Mapa da Vida Longa até os 90 anos com saúde
TJ manda plano custear acompanhamento terapêutico escolar
Pesquisa: cesta básica recua na terceira semana de janeiro
O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno
O despertar do Santo Graal: Por que buscamos fora o que só pode ser encontrado dentro!
Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade?
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado