Da Redação
A Polícia Federal avisou nesta segunda-feira (10) que "estará presente em todo o Vale do Araguaia no decorrer desta semana" - considerando força-tarefa na região. Isso porque "policiais federais da Delegacia de Barra do Garças/MT realizarão diligências em terras indígenas e demais áreas ambientais protegidas, visando subsidiar futuras operações policiais".
Conforme a PF, "a operação surge em razão de diversas problemáticas observadas em uma circunscrição composta por 30 municípios. A região abrange uma extensa área de 200 mil quilômetros quadrados, iniciando em Torixoréu/MT e com término em Vila Rica/MT, extremo norte do estado".
A instituição informa ainda que "serão realizados os mais diversos trabalhos, entre eles, o patrulhamento ostensivo em entradas de áreas indígenas. Segundo o delegado Murilo de Oliveira, chefe da delegacia, esta tarefa em específico visa conscientizar índios e não índios sobre as medidas de restrição em decorrência da Covid-19".
De acordo com o delegado, também serão realizados levantamentos preliminares, os quais farão parte de planejamento estratégico para cumprimento de decisões judiciais.
“Os trabalhos previstos terão início na Terra Indígena Urubu Branco (município de Confresa/MT), área tradicionalmente conflituosa e que atualmente é objeto de uma Ação Civil Pública. A decisão determina a imediata retirada de ocupantes não indígenas de uma área de aproximadamente 170 mil hectares", disse Oliveira.
Por fim, acentua que "cerca de 50 policiais federais participarão das diligências".
Com informações PF
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco