As turmas do Jardim II e Pré da ECSA contam com um novo companheiro de classe: o “professor Albert”, robô desenvolvido com ajuda das crianças durante as aulas de Robótica. A iniciativa foi realizada utilizando conceitos do Mind Maker, oferecido pela escola e que mescla o ensino tradicional com o uso de ferramentas tecnológicas. Ainda como parte do “Projeto Boneco”, um segundo robô está em fase de produção.
Um dos responsáveis pela criação do “professor Albert” para as turmas iniciais é o professor de Robótica da ECSA, Mario Paulo dos Santos Filho. Ele lembra que a ideia surgiu durante as aulas, quando uma das músicas apresentadas chamou a atenção dos alunos. A canção cita um robô que perde os parafusos e um professor o conserta.
“Cantamos muito essa música em sala e os alunos adoram, porque é bem divertida. Para unir esse gosto deles pela letra com as aulas de robótica, pensei em criar um robô de verdade, repetindo a história da música. Aos poucos fomos montando o ‘Albert’, utilizando técnicas de lógica, sequências e outros conceitos do Mind Maker para estimular as crianças a participarem”, conta.
De acordo com o professor Mario Paulo, um dos benefícios do ensino maker é a possibilidade de tornar as aulas mais visuais, o que acaba despertando o interesse dos estudantes. “Do ponto de vista pedagógico, são técnicas que trabalham muito o desenvolvimento mental, raciocínio lógico e interatividade das crianças. São vários estímulos operando ao mesmo tempo e isso é ótimo para eles”, acrescenta.
A experiência do ‘professor Albert’ com as turmas do Jardim II e Pré foi tão positiva que o robô participou até da festa junina online. A expectativa dos professores Mario Paulo e Deise Ribeiro é que os alunos ajudem ainda mais na confecção do segundo robô, que já está em processo de elaboração. A ideia é também levar o projeto para as turmas da 1ª e 2ª série do Ensino Fundamental nas próximas semanas.
Da Assessoria
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